Ernesto Coser Netto, gerente comercial da Tru-test Brasil, deixa sua opinião em comentário ao artigo Sobre a campanha “mini-astros” do JBS. Leia na íntegra:
Ernesto Coser Netto, gerente comercial da Tru-test Brasil, deixa sua opinião em comentário ao artigo Sobre a campanha “mini-astros” do JBS. Leia na íntegra:
“Admiro a iniciativa do JBS, pois nunca houve nada parecido.
Me entristece ver propagandas de grandes redes varejistas ofertando todos os tipos de produtos onde todos tem marca (arroz, feijão, frango,etc), mas quando chega a vez da carne bovina, ela é simplesmente a carne bovina, sem nome e sem procedência. O Friboi começa a mudar este conceito.
Outro ponto que acho interessante é a tentativa de reaproximação com açougueiros, colocando-os como peça importante na campanha. Podem vir a se tornar excelentes indicadores de venda. Mas o principal ponto de alerta é quanto à qualidade. Eles estão se esforçando para criar esta marca e quando o consumidor reconhecê-la e não gostar do produto, nunca mais volta a comprar novamente desta marca. Ai a campanha virá um tiro no pé.
Hoje se a dona de casa não gosta da carne que comprou, ela reclama ou muda de açougue, mas nunca tem garantias de comprar coisa boa na verdade, somente na hora do preparo ou no prato, é que vai descobrir se comprou bem ou não a carne. Tenho repetido a frase: a hora em que a dona de casa aprender a exigir carne de animal jovem e bem acabado, nossa pecuária sofrerá uma revolução, pois será necessário mais tecnologia, mais nutrição, mais genética,etc.
Quem venham mais industrias frigorificas (e não abatedouros) fazendo o mesmo , cada vez mais e melhor. Eles são crianças começando a andar, a maioria deles nem tem gerente de marketing, os que tem foram contratados recentemente. Numa industria com mais de 30 anos, chegaram um pouco atrasados, mas chegaram.
Sucesso a eles e que nos tirem do boi caipira (similar ao frango caipira de 30 anos atrás) e nos levem ao boi feito sob encomenda. Boi que vai atender ao desejo que a industria criou no consumidor, desenvolveu o mercado e os fornecedores para atender estes mercados. Não conheço industria com visão de futuro que não desenvolva fornecedores e não crie mercado. Creio que eles queiram ficar por ai, muito mais tempo.”
6 Comments
Bom dia.
É isso mesmo Ernesto. O Friboi deu o primeiro passo para mudar o mercado da carne.
Assim como uma criança aprendendo a andar, o primeiro passo á o mais arriscado.
Vejo nas padarias os clientes pedindo mortadelas e salsichas pela marca.
Chegou a vez das carnes terem seu padrão de qualidade, e marcas de referência para o cliente.
Que venham mais indústrias. Que a caminhada é longa.
Abraço
Obrigado Daniel, você tem razão, há produtos premium e com marca de mortadela. Porque não de carne bovina?
Abs, Miguel
Na minha opinião tudo ja começou a mudar a partir da hora que os frigoríficos começaram a não querer Boi inteiro, estão classificando cada vez mais Animais sem acabamento, isso ja indica o começo da mudança, o consumidor ja está querendo carne com mais marmoreio. Não demora muito já vamos estar pedindo carne pela Marca, isso acho eu que ja está bem próximo.
Att.. Douglas
É isto ai Ernesto,
A luta continua companheiro!
Parece que os empresários do setor estão começando a acordar de um sono hibérnico,de anos.E estão acordando porque se não acordarem rápido podem morrer por inanição (financeira).
O setor de tão primário que é,muitos nem sequer atentaram de cuidar dos giros de estoques e financeiros.
Mas vemos que alguns convergem ao centro,em busca de profissionais melhores capacitados,afinal sem a magia do capital do São BNDEs,não restam muitas alternativas,é preciso realizar,de fato,lucros,ser sustentável.Ô palavrinha!
Vimos as iniciativas,primeiro de Marfrig com a Marca Seara,via seleção e Santos FC.Agora temos JBS com a campanha citada.Muito bom!
Mas é importante que saibam,Marca nasce de dentro para fora da empresa,porque demanda total ética,padrão,comprometimento de todos os setores da INDÚSTRIA,atendimento,sac.Marketing dirigido,coorporativo,ponto a ponto,em fim…Além de prestação de serviços diversos e de alta qualidade e comprometimento.
Marca,somente é Marca quando o consumidor assim a reconhece,não é difícil,é trabalhoso,precisa querer de verdade,precisa ter ação para…,atitude para…,comprometimento para…,ética para,continuidade para…,métodos e processos para….e ai vai…
A caminhada esta apenas começando.
Saudações,
EVÁNDRO D. SÀMTOS.
Concordo e apóio.
Estes são os primeiros sinais, das luzes que vão iluminar os passos dos
que estão caminhando para inovação, conhecimento e qualidade real.
O rastro começa no pasto. Ha!!!!! quem saberá cultivar a terra do pasto….
O resultado é a satisfação encontrada no prato principal.
A carne bovina de primeira, inconfunfivel, que o nosso querido consumidor
saberá onde encontrar.
Pela marca da carne, valorizando sua origem, a propriedade e as pessoas
que a produziram. Certeza de origem e qualidade.
Pecuária de corte o graaaaande negócio da carne e couro. Pensem nisso….
– Nossa Carne, Nossa Carne, sempre será Nossa Carne…..
é carne de primeira.
Att.
AJPanazzolo
Acabo de ficar sabendo que o gerente de marketing do friboi Marcio Gonzales foi demitido do Friboi e no momento nao pretendem contratar outro para seu lugar.
Uma Pena, pois acredito que ele foi o responsavel por esta iniciativa pioneira da empresa.
Fico na torcida para que tenha sequencia.
Ernesto.