A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo, (Esalq/USP) desenvolverá na região pantaneira uma pesquisa para a avaliar a produção de boi orgânico estabelecendo comparativos de produtividade com o sistema convencional. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Pecuária Orgânica, Homero José Figliolini, a pesquisa, desenvolvida sob o comando do professor da Esalq, Cláudio Maluf Haddad, fará parte de teses de mestrado e doutorado.
Segundo Figliolini, no mercado interno o produtor orgânico consegue um bônus de 12% a 15% sobre a arroba. No Estado a arroba do boi gordo convencional está sendo comercializada a R$ 45, um dos melhores valores registrados no ano.
Em Mato Grosso do Sul existem hoje cerca de 10 mil cabeças certificadas, das fazendas Eldorado, em Corumbá, de propriedade de Figliolini, e São Miguel de Catequesse, em Nova Andradina, do Grupo Independência. Outras seis propriedades estão em processo de certificação. “Até o final do ano poderemos ter mais 20 mil cabeças regularizadas no sistema orgânico. O mercado é muito amplo, mas a nossa oferta ainda é pequena. Na Europa, por exemplo, até 2005/2006 as papinhas de crianças só poderão ser produzidas com a carne de boi orgânico.”
O frigorífico Independência, em Nova Andradina (MS), realizou no último mês de março o primeiro abate de gado orgânico do País. A carne de 120 animais foi destinada especialmente à exportação. “Vamos abater mais 108 animais nos próximos dias e esperamos matar mais 500 até dezembro. A carne está sendo vendida para a Europa, principalmente para a Inglaterra e a Holanda”, diz o gerente comercial do grupo Independência, João Luiz Mella.
“Estamos muito aquém da necessidade de consumo. É preciso aumentar consideravelmente o número de cabeças orgânicas para ganhar mais mercado.” Há 20 meses o Independência iniciou o projeto da pecuária orgânica na fazenda São Miguel de Catequesse, tendo hoje cerca de sete mil animais certificados.
Fonte: Gazeta Mercantil (por Paula Pimenta), adaptado por Equipe BeefPoint