Como parte das comemorações do 104º aniversário da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), em Piracicaba, será inaugurada hoje a Casa do Produtor Rural. O objetivo é implantar no município um modelo de assistência técnica e extensão rural articulada com ensino e pesquisa, que oferecerá atendimento e acompanhamento técnico ao pequeno produtor rural e aos agricultores familiares.
A Casa do Produtor Rural é um projeto da Agenda 21 de Piracicaba, que envolve a parceria da ONG Piracicaba 2010, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (FETAESP), além de contar com o apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba, da UNIATA Central – Cooperativa de Técnicos Agropecuários do Estado de São Paulo – e demais entidades ligadas ao setor agropecuário.
Sua missão é contribuir para o fortalecimento dos produtores rurais, buscando gerar emprego e renda de maneira sustentável, com melhoria da qualidade de vida de seus integrantes. Além disso, terá papel fundamental na geração e difusão de conhecimentos e novas práticas para o agronegócio familiar e na formação de profissionais com o perfil adequado para atuação junto à mesma.
O projeto contribuirá, ainda, para facilitar a relação dos produtores rurais e suas organizações com a universidade, integrando fisicamente, dentro do campus “Luiz de Queiroz”, diferentes instituições de apoio ao pequeno produtor rural, como instituições de pesquisa, crédito, assistência técnica e extensão rural, de capacitação rural, de representação sindical e outros, que dentro de suas atividades e funções atuarão de maneira integrada.
Projetos
Entre os principais projetos destacam-se a geração e difusão de conhecimentos e novas práticas para o agronegócio familiar, desenvolvendo cadeias produtivas alternativas para o mesmo; formatação de um banco de dados da agricultura familiar rural no Estado de São Paulo, em especial da região de Piracicaba e implantação de um programa de informação de mercado à agricultura familiar.
Além do espaço físico e de toda infra-estrutura que a Esalq passa a oferecer, uma das prioridades do projeto é o envolvimento e a participação efetiva dos grupos de alunos de extensão e de pesquisa atuando como agentes de desenvolvimento tanto no atendimento como no acompanhamento das ações junto aos produtores.
Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint