Cruzamento industrial aumenta a maciez da carne
17 de fevereiro de 2003
Pecuaristas acreditam que Comitê dará suporte à rastreabilidade
19 de fevereiro de 2003

ESALQ/USP associa-se à ACNB

Em janeiro deste ano, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo, (ESALQ/USP) de Piracicaba/SP, filiou-se à Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com o objetivo de estreitar as relações da instituição de ensino com os produtores privados. “Como criador da raça Nelore, o Departamento de Zootecnia considera importante participar da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil”, explica o professor do Departamento de Zootecnia da Universidade, Flávio Augusto Portela Santos.

O departamento também oficializou o Leilão ESALQ, remate em que são ofertados animais Nelore do criatório da universidade. “A oficialização do leilão junto à ACNB confere maior credibilidade e ajuda a promover nosso leilão”, avalia o professor Flávio Portela. Promovido anualmente no último sábado do mês de maio, em 2003 o remate acontece no dia 31/05; na ocasião, serão comercializados cerca de 115 animais, dos quais 30 touros e 30 matrizes Nelore PO. Os touros ofertados têm em média 20 meses e são filhos de animais consagrados como Fajardo, Legat e Votrer. No remate de 2002, os touros Nelore foram vendidos ao preço médio de R$ 2,8 mil.

O próximo passo da ESALQ/USP, com o suporte técnico da ACNB, será a inserção do plantel da universidade no Programa de Melhoramento Genético da USP/Ribeirão Preto (PMGRN) ainda no primeiro semestre de 2003. “O objetivo é aprimorar nosso programa de seleção e também apresentarmos os dados de avaliação genética dos animais comercializados no nosso Leilão”, finaliza Flávio.

Fonte: ACNB

Os comentários estão encerrados.