O cientista animal sul-africano Danie Bosman, considerado o maior especialista mundial em raças adaptadas, vem ao Brasil no dia 30 de setembro para fazer a última avaliação dos 300 bovinos participantes do Teste de Performance da Fazenda Mariópolis, importante projeto de seleção das raças Bonsmara, Caracu e Senepol.
O cientista animal sul-africano Danie Bosman, considerado o maior especialista mundial em raças adaptadas, vem ao Brasil no dia 30 de setembro para fazer a última avaliação dos 300 bovinos participantes do Teste de Performance da Fazenda Mariópolis, importante projeto de seleção das raças Bonsmara, Caracu e Senepol. A análise será realizada na sede da Fazenda Mariópolis, em Itapira/SP, a partir das 09h, durante dia de campo com a presença de criadores das fazendas Bela Aliança (Terenos/MS), das Paineiras (Mogi-Guaçu/SP), São José (Itapira/SP), Belém (Passos/MG), Lagoa Azul (Restinga/SP) e Agropecuária Nova Vida (Ariquemes/RO).
Bosman selecionará juntamente com Alessandro de Cáprio e Leonardo Souza, técnicos do Núcleo de Zootecnia (São José do Rio Preto/SP), os animais do Teste de Performance com os maiores índices genéticos e produtivos. Os 50 melhores bovinos que alcançarem as notas máximas atribuídas pelo especialista serão ofertados no 6º Leilão Anual da Fazenda Mariópolis, o maior leilão das raças adaptadas Bosmara, Caracu e Senepol do País, a ser promovido em 07 de outubro, às 12h, em Mogi Mirim/SP. O Teste de Performance avalia os bovinos até outubro para as características genéticas de ganho de peso, fertilidade, altura, comprimento, espessura do couro, musculosidade, adaptabilidade, contagem de carrapatos, cascos, aprumos, boca e frame (tamanho).
Desde a criação, o Teste de Performance Mariópolis já avaliou 1.200 bovinos adaptados de criação da fazenda e de convidados de São Paulo, Minas Gerais, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná. As avaliações ocorrem em regime exclusivo de pasto, com suplementação mineral coordenada pelo prof. Cláudio Haddad (Esalq/USP-Piracicaba/SP) e pela Tortuga Cia. Zootécnica Agrária, empresa de nutrição animal. “O teste tem o objetivo de selecionar os bovinos de genética comprovadamente superior e com elevado padrão de produção, condizente com a realidade brasileira”, informa Maria Lúcia de Abreu Pereira.