Maria Pia Rodrigues assume a presidência da ACL-RS
11 de maio de 2004
RS quer mudanças no Sisbov
13 de maio de 2004

Especialista sul-africano ministrará palestra em Itapira

A convite da Fazenda Mariópolis, o sul-africano Danie Bosman, um dos maiores especialistas do mundo em pecuária, receberá na sede da fazenda, em Itapira (SP), nos dias 14 e 15 de maio, pecuaristas e alunos do curso de Agronomia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Em pauta, a importância do melhoramento genético, manejo, nutrição bovina e a contribuição das raças bovinas adaptadas para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de carne do rebanho brasileiro.

No dia 14, o professor Cláudio Haddad, coordenador da disciplina “Bovinocultura de Corte” da Esalq/USP, contará com o apoio de Danie Bosman e dos técnicos de campo da fazenda para demonstrar aos 60 alunos as atividades corretas de gestão, manejo, rastreabilidade, melhoramento genético e nutrição para obtenção de animais de genética superior. “Genética, nutrição, sanidade e manejo são os pilares da pecuária. Como ocorre esse processo é o que veremos na Fazenda Mariópolis”, ressalta o professor Cláudio Haddad.

A aula coincide com o início da 4a edição do teste de performance da Fazenda Mariópolis, programa que avalia as características produtivas e reprodutivas dos bovinos da propriedade. No dia 15 de maio, será realizado um dia de campo, com apresentações dos especialistas Danie Bosman e Alessandro de Caprio (diretor do Núcleo de Zootecnia), para demonstrar aos pecuaristas que enviaram animais ao teste o funcionamento e as vantagens de participar dessa iniciativa.

O teste de performance começou no dia 03 de maio estendendo-se até 03 de outubro. Serão avaliados machos e fêmeas das raças Bonsmara, Caracu, Senepol e Montana. Maria Lúcia Abreu Pereira, proprietária da Fazenda Mariópolis, informa que durante esse período serão analisadas as características de ganho de peso, fertilidade, carcaça – escores visuais de conformação, precocidade e musculosidade -, aprumos, cascos e adaptabilidade. Os animais aprovados com índices mais elevados serão vendidos no 4o Leilão Mariópolis, programado para 17 de outubro, também em Itapira.

Adaptados – Danie Bosman explica que Bonsmara, Caracu, Montana e Senepol são raças bovinas adaptadas altamente produtivas, precoces, com excelente habilidade materna e que produzem carne macia e suculenta, além de ser resistentes às condições brasileiras. Os novilhos produtos dos seus cruzamentos estão prontos para abate antes dos 24 meses de idade. “Os bovinos adaptados causam grande impacto econômico na pecuária brasileira por sua adaptabilidade e produtividade”, ressalta o especialista sul-africano.

Fonte: Texto Assessoria, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.