ACNB promove campanha publicitária da carne Nelore Natural
2 de setembro de 2003
Terceirização da inseminação artificial
4 de setembro de 2003

Especialistas aguardam análise sobre focos de aftosa na Argentina

Um corpo técnico formado por especialistas do Brasil, da Argentina e do Paraguai chegou ontem (02) à noite à região onde há suspeita de foco de febre aftosa na província de Salta, na Argentina, informou o representante do Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa), Luiz Alberto Pitta Pinheiro.

Os especialistas fazem parte do Centro, organização de referência da doença, e irão permanecer na localidade até a apresentação das análises feitas com os suínos suspeitos de estarem contaminados.

O diretor de Epidemiologia do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina, Juan Alberto Dotta, no entanto, informou ao Ministério da Agricultura do Brasil que não há focos de febre aftosa naquele país. De acordo com ele, existe suspeita de doença vesicular em suínos na localidade de Tartagal, na província de Salta. Amostras dos animais doentes estão sendo analisadas no laboratório central da Senasa.

O diretor de Inspeção de Produção Animal do Ministério da Agricultura, Rui Vargas, comentou que, diante da possibilidade de febre aftosa no país vizinho, a retirada de vacinação em Estados brasileiros se tornará mais difícil.

Rio Grande do Sul e Santa Catarina chegaram a ser decretados como zona livre de aftosa sem vacinação em 2000. No ano seguinte, focos em áreas gaúchas reverteram a situação sanitária. O rebanho gaúcho voltou a ser imunizado.

Fonte: Zero Hora/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.