Argentina projeta queda de 23,6% das exportações no ano
10 de novembro de 2006
Futuro tem dia de alta e físico segue em queda
14 de novembro de 2006

Especialistas discutem na ABCZ como deve ser o zebu ideal

Os atuais critérios de seleção das raças zebuínas começaram a ser discutidos por mais de 500 especialistas e criadores de gado durante o 2º Seminário de Revisão de Critérios de Seleção das Raças Zebuínas. A proposta é traçar o biótipo do bovino mais viável economicamente e dentro das exigências dos mercados interno e externo.

Os atuais critérios de seleção das raças zebuínas foram discutidos por mais de 500 especialistas e criadores de gado durante o 2º Seminário de Revisão de Critérios de Seleção das Raças Zebuínas. A proposta é traçar o biótipo do bovino mais viável economicamente e dentro das exigências dos mercados interno e externo.

O evento aconteceu em Uberaba/MG de 7 a 9 de novembro e foi aberto pelo diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), José Rubens de Carvalho, que representou o presidente Orestes Prata Tibery Júnior.

Na abertura do Seminário, o diretor da ABCZ e pecuarista Nelson Pineda abordou as perspectivas para a pecuária dentro da atual conjuntura de mercado. “O setor está passando pela pior crise dos últimos tempos. Enquanto os custos aumentaram 28%, o preço pago ao produtor despencou. Se a base da pecuária não crescer, que é a pecuária de corte, não tem como o restante da cadeia voltar a registrar crescimento”, diz Pineda. Segundo ele, o Brasil precisa conhecer qual o tipo de carne os consumidores em potencial, como a China, querem para, a partir daí, definir qual o tipo de animal vai atender esse mercado consumidor.

Dividido em quatro painéis, o primeiro discutiu a interação entre genótipo e ambiente. “A existência de possível interação genótipo-ambiente faz com que indivíduos identificados como geneticamente superiores em um ambiente de criação podem não ser igualmente superiores em outros ambientes de exploração”, disse o professor de Melhoramento Animal da Escola Veterinária da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Jonas Carlos Campos Pereira.

Fonte: Assessoria de imprensa da ABCZ.

Os comentários estão encerrados.