Leilão Oficial Nelore: Leilão da Sabiá 2011, 11 de junho
10 de junho de 2011
Ações despencando e relatório duro marcam a reprovação da união Perdigão-Sadia
10 de junho de 2011

Especialistas identificam os Agentes de Mudanças da Indústria da Alimentação Animal e Humana

O "Grande Debate" realizado durante o 27º Simpósio Internacional de Saúde e Nutrição Animal da Alltech em Lexington, Kentucky, Estados Unidos, no dia 24 de maio, teve a representação das áreas de comunicação, economia e agricultura por três grandes especialistas.

O “Grande Debate” realizado durante o 27º Simpósio Internacional de Saúde e Nutrição Animal da Alltech em Lexington, Kentucky, Estados Unidos, no dia 24 de maio, teve a representação das áreas de comunicação, economia e agricultura por três grandes especialistas.

Durante o interativo debate, os mais de 2000 participantes, provenientes de 72 países do mundo, expressaram suas opiniões sobre como a agroindústria deve responder à comoditização implacável e o papel da inovação diante de um cenário com uma população mundial em crescimento. Oferecendo opiniões visionárias, os debatedores comentaram sobre diversos temas que incluem a adoção de novas tecnologias, a construção de novas conexões e redes com os consumidores, como aproveitar o poder da Internet para falar sobre os alimentos e a capacidade da grande rede para vincular as pessoas com as fontes alimentares.

Tom Standage, editor da editoria de negócios da revista The Economist e autor dos livros “A História do Mundo em Seis Copos” e de “A História Comestível da Humanidade”; Ben Self da Blue State Digital e Hans Jöhr, diretor corporativo do departamento de agricultura de Nestlé, comentaram suas idéias sobre como devemos nos relacionar com o consumidor.

Standage comentou que a oportunidade da indústria alimentar começa na nova tecnologia como as aplicações do iPhone, que comunicam de onde vem o alimento. “Atualmente, os meios sociais oferecem uma oportunidade extraordinária de construir relações com os consumidores como nenhuma outra indústria pode fazer… por meio da rastreabilidade total da granja à mesa. Os consumidores estão interessados em saber de onde seus alimentos vêm” afirmou Standage.

Ben Self, Blue State Digital, ressaltou a importância de cada participante na cadeia alimentar, desde o produtor, passando pelo varejo, até o consumidor, e como se relata a historia através das novas tecnologias dos meios de comunicação, que se faz ainda mais interessante, memorável e pertinente.

O Diretor Corporativo de Agricultura na Nestlé e Diretor da Aliança para Agricultura Sustentável (SAI), Hans Jöhr, abordou o tema de como a indústria e todos seus participantes, desde o agricultor até o varejo, tem uma genuína oportunidade de criar uma plataforma agrícola sustentável. Também se referiu à teoria de Michael E. Porter sobre o valor compartilhado e a necessidade de abordar o tema do desperdício de alimentos, de concentrados e forragens quando se prevê uma população que alcançará os nove bilhões em 2050. “O verdadeiro Agente de Mudança é entender que estamos trabalhando em um mundo finito e que realmente temos que cuidar de nossos ativos e saber aproveitá-los de modo que seja possível produzir alimento para todos”, afirmou.

O debate também gerou perguntas muito oportunas como as seguintes: Quais são os agentes de mudanças à medida que chegamos mais perto de alimentar nove bilhões de pessoas? Como a agricultura pode fazer um melhor trabalho comunicando suas histórias? Como as empresas devem aproveitar os novos meios para se comunicar com o mundo?

O moderador do debate e vice-presidente da Alltech, Aidan Connolly, concluiu, “A agricultura moderna tem muitas histórias para contar, mas o objetivo consiste em comunicar efetivamente estas histórias. Existe todo um mundo de oportunidades disponíveis através das novas tecnologias, que permitem a todos e cada um dos participantes na cadeia alimentar comunicar com rapidez mensagens que sejam conectadas com as emoções das pessoas. Isto significa ser um Agente de mudança autêntico quando devemos alimentar a uma população cada vez maior com recursos finitos.”

As informações são da assessoria de imprensa.

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

Os comentários estão encerrados.