USDA cria um sistema nacional de identificação animal
16 de dezembro de 2003
Irlandeses querem certificação de origem de todas as carnes
16 de dezembro de 2003

Especialistas trocaram experiências em Minas Gerais

A Fazenda Mundo Novo, em Uberaba, MG, sediou na primeira semana de dezembro, o 1o Encontro Troca de Experiências no Manejo de Bovinos.

No evento, foi abordado o manejo referente a bovinos; pasto; currais e equipamentos; pessoal; dia-a-dia na fazenda; pastagem; rodeio; suplementação; ações de contenção; condução do gado ao curral; atividades de identificação, vacinação, castração, pesagem e outras; desmama; e recria.

As experiências foram apresentadas por Carlos Eduardo Antunes de Oliveira, Eduardo Penteado Cardoso, Fernando Penteado Cardoso Filho e Fernando Penteado Cardoso Neto, da Fazenda Mundo Novo; Fernando Penteado Cardoso, da Fundação Agrisus; Helvécio Argeu Alves, da Fazenda São Dimas, em São Miguel do Araguaia (GO); Humberto de Freitas Tavares, do Grupo Provados a Pasto, em Ribeirão Preto (SP); José da Rocha Cavalcanti, do Nelore IRCA, em São Miguel do Araguaia (GO); Mateus J. R. Paranhos da Costa e Marcos Chiquitelli Neto, do Depto de Zootecnia da FCAV/UNESP, em Jaboticabal (SP); Miguel da Rocha Cavalcanti, do BeefPoint; Paulo Costa, da CERCAR Cercas e Currais, de Belo Horizonte (MG); e Roberto A. S. Dória Jr., da Fazenda Dobrão, em Três Lagoas (MS).

Durante o encontro, foi criado um grupo de técnicos e criadores, com o objetivo de conhecer, pesquisar e difundir informações sobre o manejo racional de bovinos de corte.

Os participantes levantaram alguns pontos referentes ao manejo de bovinos, para os quais estabeleceram as seguintes ações:

– Estimular a adoção de melhor manejo do gado em leilões, principalmente os televisionados, como forma de divulgar o manejo racional de bovinos. Segundo eles, o que acontece hoje é o contrário, com o mau manejo divulgado inclusive para pessoas não relacionadas à pecuária de corte, o que pode piorar a imagem da produção de gado de corte diante da sociedade brasileira;

– Construir currais anti-estresse. A Fazenda Mundo Novo conta com três currais, construídos pela CERCAR, com características para minimizar o estresse dos animais, facilitando a lida com o gado, diminuindo a perda de peso e aumentando a segurança no trabalho, com redução de acidentes com animais e vaqueiros;

– Reduzir o tamanho dos lotes. No evento, discutiu-se bastante a utilização de pequenos lotes de animais nos pastos, com o objetivo de minimizar o estresse, possibilitando melhor adaptação e reconhecimento entre os animais. José da Rocha Cavalcanti relatou suas experiências com lotes de 25 a 30 animais, com os quais tem obtido excelentes resultados de desempenho ponderal e reprodutivo. Ele acredita que isso se deve ao manejo cuidadoso, o qual diminui o estresse e, conseqüentemente, permite “sobra” de energia para a produção;

– Usar cercas elétricas como ferramenta para melhor utilização de pastos e, ao mesmo tempo, ganhos no manejo facilitado com o gado.

Ao final do encontro, decidiu-se pela elaboração de um manual prático sobre manejo racional de bovinos com o objetivo de difundir informações para proprietários, vaqueiros e técnicos.

Fonte: Mirna Tonus, Equipe BeefPoint

Comments are closed.