Cana-de-açúcar: lançamento de novas variedades
3 de outubro de 2002
Brasil define ajuda ao Paraguai no combate à aftosa
6 de outubro de 2002

Espírito Santo prorroga vacinação antiaftosa

A decisão de prorrogar a campanha de imunização do rebanho do Espírito Santo contra a febre aftosa foi assinada na última quarta-feira (02), pela direção do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). O término da vacinação foi adiado para o próximo dia 12, principalmente devido à falta de estoques da vacina e à greve dos funcionários do instituto.

O êxito da campanha foi comprometido também pela distribuição irregular das doses no Estado. Em alguns municípios o material chegou somente na segunda quinzena de setembro. A imunização do rebanho bovino do Espírito Santo deve atingir 1,8 milhão de animais.

Alagoas

Começou no dia 1o deste mês e vai até 31 de outubro a segunda etapa anual de vacinação contra a febre aftosa em Alagoas. As vacinas estão sendo vendidas em 57 lojas do Estado, credenciadas pela Secretaria da Agricultura (Seap).

Logo após vacinar o rebanho e de posse da nota fiscal, o produtor deve procurar um dos escritórios da Secretaria de Agricultura para receber a Guia de Trânsito Animal (GTA), que dá direito a participar de feiras e leilões em Estados que tenham a mesma classificação de Alagoas, zona de risco desconhecido.

Em 2001, a vacinação alcançou o número de 842.360 doses vendidas na primeira fase e 739.330 na segunda. Este ano, a primeira etapa de vacinação aconteceu em abril e alcançou o número de 851.010 doses.

Há três anos sem nenhum foco da doença, Alagoas pleiteia junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a mudança de zona de risco desconhecido para médio risco em 2004.

Fonte: Clic RBS/Agrol e Gazeta de Alagoas, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.