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Esquema de desvio de impostos do Japão eleva vendas de carne de wagyu

Um esquema da Prefeitura de Miyazaki, no Japão, que oferece wagyu local em troca de pagamentos de impostos a seus municípios de residentes em outras partes do país, está apoiando os criadores regionais de gado e produtores de carne.

De acordo com Kenta Murahashi, da Divisão de Negócios de Miyazaki da província de Kyushu, a evidência do ano fiscal de 2015, o primeiro ano do esquema de doações, indicou que teve um “impacto economicamente bom” na indústria de carnes da região.

A carne está entre os três presentes os mais populares do imposto enviados de Miyazaki, junto com mangas e caviar.

O esquema de doação de carne de Miyazaki está dentro de um sistema nacional de ‘furusato nozei’ (imposto sobre a cidade natal), que foi lançado em 2008 como uma maneira de os contribuintes apoiarem suas cidades natais se tivessem se mudado enviando-lhes (na época) 10% de seus pagamentos de impostos de residência local de onde viviam. No entanto, o dinheiro pode ser enviado a qualquer lugar. Como cidades receptoras, as prefeituras começaram a enviar presentes de agradecimento na forma de produtos locais de alta qualidade, e os contribuintes começaram a buscar os melhores presentes em troca de seus pagamentos.

Os principais beneficiários são as prefeituras, como Hokkaido, que é famosa por seus frutos do mar e produtos lácteos, e Miyazaki, que é o segundo maior produtor do país do gado da raça wagyu.

Embora o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações tenha declarado em abril de 2016 que as cidades não devem solicitar receitas fiscais com presentes, o conselho é legalmente inaplicável. Em abril de 2015, o percentual de pagamento que poderia ser canalizado para outras áreas foi aumentado para 20%, e existem atualmente muitos sites comerciais para as cidades de todo o Japão que promovem os presentes que os participantes receberão.

Desde o ano fiscal de 2015, a Miyazaki vem capitalizando sobre sua reputação de produtor de carne bovina em seus presentes de agradecimento, que também incluem frutas, peixes e frutos do mar.

A população de Miyakonojo, de 164 mil habitantes, foi beneficiária de ¥ 4,2 bilhões (US$ 36,7 milhões) em receitas fiscais locais redirecionadas no ano fiscal de 2015, o que representa cerca de 5% de sua receita total, tornando a cidade a principal área de receita de impostos locais redirecionados entre os 1.700 municípios.

“Miyazaki é muito famosa pela carne e esse é um produto local para se orgulhar. É uma escolha muito popular [para as pessoas que nos enviam pagamentos de impostos]”, explicou Murahashi. “No ano fiscal de 2016, aumentamos nossa seleção de carne porque queremos que mais pessoas escolham a carne, a conheçam e a amem”.

O medida foi muito bem-sucedida. A cidade de Miyakonojo, em Miyazaki, está colocando um esforço especial na promoção de seus presentes de carne, de acordo com Murahashi. Uma pessoa que redirecione ¥ 50.000 (US$$ 436,51) pode receber 3kg de carne de alto qualidade, que custaria ¥ 30.000 (US$ 264) no varejo.

Para fornecer os presentes de carne, a prefeitura compra carne de um grande fornecedor local, que então colabora com muitos menores, bem como com criadores de gado. Isso direta e indiretamente aumenta a demanda por produtos locais de carne (porque os fornecimentos são uma excelente ferramenta promocional).

Fonte: GlobalMeatNews.com traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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