Um esquema da Prefeitura de Miyazaki, no Japão, que oferece wagyu local em troca de pagamentos de impostos a seus municípios de residentes em outras partes do país, está apoiando os criadores regionais de gado e produtores de carne.
De acordo com Kenta Murahashi, da Divisão de Negócios de Miyazaki da província de Kyushu, a evidência do ano fiscal de 2015, o primeiro ano do esquema de doações, indicou que teve um “impacto economicamente bom” na indústria de carnes da região.
A carne está entre os três presentes os mais populares do imposto enviados de Miyazaki, junto com mangas e caviar.
O esquema de doação de carne de Miyazaki está dentro de um sistema nacional de ‘furusato nozei’ (imposto sobre a cidade natal), que foi lançado em 2008 como uma maneira de os contribuintes apoiarem suas cidades natais se tivessem se mudado enviando-lhes (na época) 10% de seus pagamentos de impostos de residência local de onde viviam. No entanto, o dinheiro pode ser enviado a qualquer lugar. Como cidades receptoras, as prefeituras começaram a enviar presentes de agradecimento na forma de produtos locais de alta qualidade, e os contribuintes começaram a buscar os melhores presentes em troca de seus pagamentos.
Os principais beneficiários são as prefeituras, como Hokkaido, que é famosa por seus frutos do mar e produtos lácteos, e Miyazaki, que é o segundo maior produtor do país do gado da raça wagyu.
Embora o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações tenha declarado em abril de 2016 que as cidades não devem solicitar receitas fiscais com presentes, o conselho é legalmente inaplicável. Em abril de 2015, o percentual de pagamento que poderia ser canalizado para outras áreas foi aumentado para 20%, e existem atualmente muitos sites comerciais para as cidades de todo o Japão que promovem os presentes que os participantes receberão.
Desde o ano fiscal de 2015, a Miyazaki vem capitalizando sobre sua reputação de produtor de carne bovina em seus presentes de agradecimento, que também incluem frutas, peixes e frutos do mar.
A população de Miyakonojo, de 164 mil habitantes, foi beneficiária de ¥ 4,2 bilhões (US$ 36,7 milhões) em receitas fiscais locais redirecionadas no ano fiscal de 2015, o que representa cerca de 5% de sua receita total, tornando a cidade a principal área de receita de impostos locais redirecionados entre os 1.700 municípios.
“Miyazaki é muito famosa pela carne e esse é um produto local para se orgulhar. É uma escolha muito popular [para as pessoas que nos enviam pagamentos de impostos]”, explicou Murahashi. “No ano fiscal de 2016, aumentamos nossa seleção de carne porque queremos que mais pessoas escolham a carne, a conheçam e a amem”.
O medida foi muito bem-sucedida. A cidade de Miyakonojo, em Miyazaki, está colocando um esforço especial na promoção de seus presentes de carne, de acordo com Murahashi. Uma pessoa que redirecione ¥ 50.000 (US$$ 436,51) pode receber 3kg de carne de alto qualidade, que custaria ¥ 30.000 (US$ 264) no varejo.
Para fornecer os presentes de carne, a prefeitura compra carne de um grande fornecedor local, que então colabora com muitos menores, bem como com criadores de gado. Isso direta e indiretamente aumenta a demanda por produtos locais de carne (porque os fornecimentos são uma excelente ferramenta promocional).
Fonte: GlobalMeatNews.com traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.