A adoção de uma estação de monta definida, e de curta duração, é prática que facilita as atividades zootécnicas em qualquer sistema de produção, pois concentra os nascimentos permitindo lotes com animais homogêneos e categorias melhor caracterizadas.
A época do nascimento, por outro lado pode afetar não só o desenvolvimento da cria, mas principalmente a fertilidade da vaca. Neste contexto LEME et al. (1989) descreve trabalho onde foram avaliados, durante três anos consecutivos, os efeitos da época da estação de monta e da taxa de lotação, no desempenho reprodutivo e no peso a desmama em um rebanho zebuíno.
O trabalho foi realizado na estação experimental de Andradina do Instituto de Zootecnia. As pastagens utilizadas foram de capim-colonião, adubados anualmente com 60 kg/N/ha, sendo manejados em duas taxas de lotações distintas, baixa (1,6 vacas/ha) ou alta (2,0 vacas/ha). As estações de montas foram definidas de novembro a janeiro (nov-jan) e de abril a junho (abr-jun), e os sistema de cobertura foi de monta natural.
Na tabela 1 é possível observar os efeitos da estação de monta e taxa de lotação no desempenho de vacas com bezerro ao pé. Ao início de cada estação de monta as vacas na estação abr-jun apresentaram melhor condição corporal que as cobertas em nov-jan. Segundo os autores isto ocorreu em função da menor disponibilidade de forrageira ao início da estação de nov-jan. Com o início da escassez das pastagens (junho) as vacas de abr-jun, apresentaram perda de peso ao final da estação de cobertura.
Tabela 1: Efeito da estação de monta e taxa de lotação no desempenho de vacas com bezerro ao pé
Os pesos à parição das vacas abr-jun, também foram mais elevados. Isto se deveu ao fato destes animais terem parido entre Janeiro e Março, ou seja, época de maior oferta de pastagens. Em contra partida, as vacas de nov-jan, pariram entre Agosto e Outubro, ao final do período de estiagem e início das águas. Por outro lado, o peso à desmama foi bastante inferior para abr-jun, em função destes animais terem passado o período da seca com os bezerros ao pé, e consequentemente a maior demanda de nutrientes para lactação provocou os menores pesos das vacas. Apesar disto, por estes animais (abr-jun) passarem a primeira metade das águas sem bezerro ao pé, possibilitou melhor condição corporal à parição e na estação de monta subsequente.
A taxa de concepção para vacas com bezerro ao pé no tratamento nov-jan, com lotação alta, foi apenas de 66%, enquanto que para a baixa lotação foi de 93%. No tratamento abr-jun a taxa de parição foi de 84% e 88%, para baixa e alta lotação, respectivamente.
A época da estação de monta afetou os pesos dos bezerros a desmama (7 meses), sendo menores para os animais filhos das vacas da estação de abr-jun (tabela 2). Os bezerros filhos das vacas da estação de monta de abr-jun, foram desmamados em setembro do ano seguinte, final da estação seca. Por outro lado, os bezerros de vacas cobertas em nov-jan foram desmamados em abril, ao final da estação das águas. Embora o trabalho não faça referência, no pós desmama, este último lote seria prejudicado pelo estresse da desmama e pela menor disponibilidade de alimentos do período das secas. Já os bezerros de abr-jun, teriam o mesmo estresse da desmama, porém isto ocorreria durante o período de maior oferta de alimentos do período das águas.
Tabela 2: Efeito da estação de monta e da taxa de lotação no peso ao nascer e no peso a desmama dos bezerros
Os resultados acima apresentados confirmam os efeitos da época da estação de monta e taxa de lotação nos pesos das vacas nas diferentes fases do ciclo reprodutivo anual, bem como na eficiência reprodutiva. Segundo os autores um fato importante a se considerar nestes resultados é a menor eficiência reprodutiva da estação de monta de nov-jan com o uso de taxas elevadas de lotação (super pastejo).
Comentários BeefPoint: Se considerarmos uma certa tendência na menor variação do preço da @ ao longo do ano, é possível o estabelecimento de duas estações de monta, para produção de carne o “ano todo”, aumentando o giro do capital na propriedade. Outro ponto a se levar em conta, principalmente para melhorar o peso a desmama dos bezerros seria o uso de creep-feeding e suplementação das vacas no período seco, principalmente para os animais da estação de abr-jun.
Bibliografia:
LEME, P. R.; BOIN, C.; NARDON, R. F. 1989. Efeito da estação de monta e a taxa de lotação no desempenho reprodutivo de vacas de corte. Boletim da Industria Animal, Nova Odessa-SP. 46(1):133-141.