Fechamento – 12:04 – 27/11/01
27 de novembro de 2001
Vacinação no Mato Grosso termina amanhã
29 de novembro de 2001

Estado solicita garantias ao mercado de carne gaúcha

O secretário da Agricultura e Abastecimento, José Hermeto Hoffmann, solicitou ao secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luis Carlos de Oliveira, a garantia de que a vacinação do rebanho gaúcho não trará prejuízo comercial ao Estado. Eles reuniram-se na tarde de ontem no gabinete da Secretaria da Agricultura do RS, em Porto Alegre, para discutir as medidas sanitárias que serão adotadas para retomar as exportações de carne à União Européia.

Segundo Hoffmann, com a possibilidade do fim da vacinação nos estados do circuito pecuário sudeste e a manutenção da imunização no Uruguai e Argentina, o Rio Grande do Sul seria penalizado. “Como somos um Estado de fronteira, seremos obrigados a continuar vacinando e perderemos o mercado dos estados brasileiros que levantarem a vacinação.”

Durante o encontro, o representante do Mapa informou que o prazo para a entrada em vigor da Portaria Nº 56 será adiado para os agricultores familiares. O pedido, feito por Hoffmann, é um pleito entregue ao governo gaúcho por entidades ligadas à agricultura familiar, que estimam a exclusão de 80% dos pequenos produtores da atividade leiteira quando as novas regras entrarem em vigor.

Fonte: Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Rio Grande do Sul, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.