Estados fecham acordo para desembargar carne do MS
14 de outubro de 2005
Por falta de aviso não foi!
17 de outubro de 2005

Estados criticam Lula por culpar pecuaristas

Secretários estaduais de Agricultura criticaram hoje o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ele ter atribuído aos pecuaristas a culpa pelo foco de febre aftosa encontrado no município sul-matogrossense de Eldorado.

“Lula está mal informado”, disse o secretário Minas Gerais, Silas Brasileiro, para quem, na prática, não houve liberação de recursos para a defesa sanitária neste ano.

De acordo com o secretário mineiro, seu Estado só irá liberar a entrada de carne do Mato Grosso do Sul quando o governo tomar decisões concretas para isolar a doença.

Já o secretário de Goiás, Roberto Balestra, considerou infeliz a fala do presidente sobre a situação dos pecuaristas. “Foi uma declaração infeliz. Ele [Lula] deveria ter ficado calado”, disse.

Balestra também afirmou que não houve liberação de dinheiro. “Quando Lula diz que o problema é com o produtor, ele quer mudar o foco”, afirmou.

De acordo com técnicos do Mato Grosso do Sul, o foco de aftosa pode ter vindo de gado contrabandeado do Paraguai, já que os índices de vacinação em todo o país são próximos de 100%. As investigações, no entanto, ainda não foram concluídas e não há provas de que o transmissor seria o gado do país vizinho.

Os secretários de 15 Estados e também o do Distrito Federal estão reunidos hoje no Ministério da Agricultura, em Brasília, para avaliar o embargo à carne sul-matogrossense. Todos esses Estados já anunciaram alguma forma de restrição ao produto produzido no Mato Grosso do Sul.

Fonte: Folha Online (por Ana Paula Ribeiro), adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.