Oito Estados assinaram um termo de compromisso proposto pelo Ministério da Agricultura para ampliar a zona livre de aftosa no Brasil. Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte firmaram o acordo nesta terça-feira (27) com integrantes do ministério.
Oito estados assinaram um termo de compromisso proposto pelo Ministério da Agricultura para ampliar a zona livre de aftosa no Brasil. Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte firmaram o acordo nesta terça-feira (27) com integrantes do ministério.
O objetivo é atingir de forma minimamente satisfatória os itens considerados imprescindíveis e melhorar outros critérios. A próxima etapa prevista dentro do cronograma será a realização do inquérito soroepidemiológico nos Estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco e Piauí.
Paraíba e Rio Grande do Norte, que não atenderam às expectativas mínimas esperadas, terão restrições para transitar com animais suscetíveis à febre aftosa e produtos aos demais Estados. A restrição ficará em vigor até que esses dois Estados sejam incluídos na lista de aprovados conforme os resultados das auditorias seguintes.
A intenção do governo é, ainda neste ano, reconhecer como zona livre da aftosa o restante do Nordeste (Bahia e Sergipe já são) e a parte centro-norte do Pará. Para isso, o governo investiu (exceto Piauí e Rio Grande do Norte) R$ 100 milhões.
Fonte: jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.