
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou nesta quinta-feira, 13, a inauguração de uma instalação de dispersão de moscas estéreis em Tampico, no México, como parte dos esforços para conter a disseminação da mosca-da-berne, também conhecida como praga do “novo mundo”. Como noticiado pelo Agro Estadão, a praga tem gerado prejuízo para os pecuaristas norte-americanos.
A unidade vai permitir dispersão das moscas em todo o nordeste mexicano, incluindo o estado de Nuevo León, região próxima à fronteira com os Estados Unidos.
Segundo a secretária de Agricultura dos EUA, Brooke L. Rollins, a instalação representa “uma ferramenta incrivelmente importante” no arsenal americano contra a praga. “Conter a disseminação da mosca-da-berne é uma das principais prioridades de todo o governo Trump”, disse a secretária, em nota publicada no site do USDA.
Cerca de 100 milhões de moscas estéreis por semana já foram liberadas no território mexicano. Agora, com a nova unidade, será possível cobrir áreas mais amplas de maneira rápida e acessar regiões de difícil acesso.
Além da unidade mexicana, o USDA também está investindo em uma fábrica de produção de moscas estéreis no Texas, com início de operação previsto para 2026, e em mais uma unidade em Metapa, no México, dobrando assim a capacidade de produção.
Fonte: Estadão.