Embrapa cria programa de integração lavoura-pecuária no cerrado
23 de agosto de 2004
Pecuaristas resistem a rastreabilidade
25 de agosto de 2004

Estoques de carne continuam baixos no Japão

Os estoques de carne bovina continuam em níveis historicamente baixos no Japão, apesar dos envios recordes de carne bovina australiana nos últimos dois meses, de acordo com o Meat and Livestock Australia (MLA). A Austrália se tornou o principal fornecedor de carne bovina do Japão desde a descoberta de um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) nos Estados Unidos em dezembro passado, quando o mercado japonês fechou as portas ao produto norte-americano.

“Apesar de os fornecimentos de carne bovina doméstica, australiana e neozelandesa terem aumentado com relação aos níveis do ano passado nos últimos meses, os importadores japoneses estão com expectativas de que as importações dos EUA serão retomadas e têm reduzido os estoques em antecipação”, disse o MLA.

A barreira à carne bovina dos EUA e os maiores níveis de consumo levaram à queda nos estoques de carne bovina em junho, que caíram 1% com relação a maio, para 58.783 toneladas. Este é o menor volume registrado, com exceção de março de 1993. Os estoques de carne bovina caíram 27% com relação a junho de 2003 e 51% com relação a junho de 2002, segundo o MLA.

Os menores fornecimentos não têm afetado o apetite dos consumidores japoneses por carne bovina. O consumo de carne bovina no Japão totalizou 65.492 toneladas em junho – um aumento de 11% com relação a maio de 2004, mas 14% menor do que em junho de 2003.

Com o pico da demanda por carne bovina se aproximando no Japão, estão disponíveis estoques para menos de um mês e a retomada das importações de carne bovina dos EUA provavelmente não ocorrerá neste ano, de acordo com o MLA. Desta forma, as compras de carne bovina da Austrália pelo Japão deverão aumentar nos próximos meses.

Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.