Os estoques de carne bovina continuam em níveis historicamente baixos no Japão, apesar dos envios recordes de carne bovina australiana nos últimos dois meses, de acordo com o Meat and Livestock Australia (MLA). A Austrália se tornou o principal fornecedor de carne bovina do Japão desde a descoberta de um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) nos Estados Unidos em dezembro passado, quando o mercado japonês fechou as portas ao produto norte-americano.
“Apesar de os fornecimentos de carne bovina doméstica, australiana e neozelandesa terem aumentado com relação aos níveis do ano passado nos últimos meses, os importadores japoneses estão com expectativas de que as importações dos EUA serão retomadas e têm reduzido os estoques em antecipação”, disse o MLA.
A barreira à carne bovina dos EUA e os maiores níveis de consumo levaram à queda nos estoques de carne bovina em junho, que caíram 1% com relação a maio, para 58.783 toneladas. Este é o menor volume registrado, com exceção de março de 1993. Os estoques de carne bovina caíram 27% com relação a junho de 2003 e 51% com relação a junho de 2002, segundo o MLA.
Os menores fornecimentos não têm afetado o apetite dos consumidores japoneses por carne bovina. O consumo de carne bovina no Japão totalizou 65.492 toneladas em junho – um aumento de 11% com relação a maio de 2004, mas 14% menor do que em junho de 2003.
Com o pico da demanda por carne bovina se aproximando no Japão, estão disponíveis estoques para menos de um mês e a retomada das importações de carne bovina dos EUA provavelmente não ocorrerá neste ano, de acordo com o MLA. Desta forma, as compras de carne bovina da Austrália pelo Japão deverão aumentar nos próximos meses.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint