Parte dos animais vendidos nos leilões da ExpoZebu 2003 serão levados para o Senegal. Os bovinos arrematados por integrante da comitiva senegalesa são das raças gir (leiteiro), guzerá e nelore. As negociações envolvendo a compra de 46 exemplares foram feitas em quatro remates da feira e chegaram a quase R$500 mil, cerca de 21% da receita total gerada nos eventos.
O maior número de animais comprados é da raça guzerá, em torno de 22. São bovinos de elite que foram adquiridos para melhorar a qualidade do rebanho africano. Como no Brasil, a pecuária extensiva predomina no Senegal. O clima tropical é outro ponto em comum entre as duas nações, o que favorece a criação de zebuínos. Não é a primeira vez que eles levam exemplares brasileiros para melhorar a genética do gado local. Outras importações já foram feitas em anos anteriores.
Os remates onde aconteceram as compras feitas pelos visitantes senegaleses são: Leilão Nelore Elite do Futuro (12 bovinos), Tradição Gir Leiteiro (12), Leilão Guzerá Brasil (11) e Leilão Guzerá Corona Ouro (11).
Cerca de oito visitantes do Senegal já passaram pelo Salão Internacional da ExpoZebu 2003. Até agora, o número de estrangeiros na feira é de 216 vindos de 21 nações.
Fonte: Assessoria de imprensa da ABCZ