Análise do mercado do boi – 17/08/2006
17 de agosto de 2006
Aftosa: não criticar, mas construir soluções
21 de agosto de 2006

Estratégias Competitivas para Produtores é tema do AgriPoint Gestão Leite 2006

Historicamente, a maior parte do valor agregado foi repassado aos elos seguintes e ao consumidor. Afinal, a produção agrícola é marcada pela intensa competição entre produtores com baixo poder de barganha, rápida difusão de técnicas e práticas bem sucedidas, baixas barreiras de entrada e pouca diferenciação entre produtores.

Um dos principais desafios de qualquer atividade de produção agrícola é manter o valor criado dentro do setor.

Historicamente, a maior parte do valor agregado foi repassado aos elos seguintes e ao consumidor. Afinal, a produção agrícola é marcada pela intensa competição entre produtores com baixo poder de barganha, rápida difusão de técnicas e práticas bem sucedidas, baixas barreiras de entrada e pouca diferenciação entre produtores.

Nesse cenário, o leite apresenta características particulares, como a perecibilidade do produto, reduzindo o poder de negociação do produtor.

Como quebrar esse ciclo e manter o valor gerado? É disso que a aula sobre Estratégias Competitivas para Produtores no AgriPoint Gestão Leite 2006, ministrada pelo Ph.D Fábio Chaddad, abordará, a partir da conceituação do ambiente de negócios em que o produtor está inserido.

Fábio Chaddad é agrônomo e professor da Faculdade de Administração Ibmec, em SP, responsável pelas disciplinas Estratégias Corporativas e Economia e Administração Agrícola. Nos últimos tempos, tem realizado diversos estudos junto à cadeia do leite, com ênfase no cooperativismo leiteiro. É mestre em administração pela Faculdade de Administração e Economia (FEA) – USP e foi pesquisador do PENSA, Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial, da FEA-USP e Analista de Agronegócios, da Promon Engenharia Ltda, SP.

Em sua formação profissional, destacam-se experiências internacionais que contribuem para enriquecer sua visão sobre estratégias competitivas para o produtor de leite, como:

– é Ph.D. em Economia Agrícola na Universidade de Missouri – Columbia

– foi Professor Assistente da School of Economic Sciences, da Universidade Estadual de Washington, EUA, onde ministrava a disciplina Introdução à Administração Agrícola e Cálculo em Teoria da Microeconomia;

– ex-pesquisador associado em pós-doutorado na Universidade de Missouri, EUA, no Department of Agricultural Economics, onde lecionou as disciplinas Finanças no Agronegócio, Introdução à Administração Agrícola e Economia de Alimentos e Agricultura.

– é membro associado da Associação internacional de administração de alimentos e agronegócios (IAMA); Sociedade Internacional para Novas Economias Institucionais (ISNIE); Associação da Economia Agrícola Americana (AAEA); Associação Econômica Americana (AEA) e Academia de Administração.

Para conhecer os debatedores do treinamento, Rodrigo Sant´anna Alvim e Jonadan Min Ma, clique aqui.


Evento: AgriPoint Gestão Leite 2006
Promoção: AgriPoint Consultoria/site MilkPoint
Patrocínio Master: Itambé
Data: 24 a 26 de agosto
Local: Uberlândia/MG
Contato: telefone (19) 3432-2199
Site: www.milkpoint.com.br/gestao/

Os comentários estão encerrados.