Síntese Agropecuária BM&F – 10/04/03
10 de abril de 2003
EEB: Comissão Européia mantém Brasil no nível 1 de classificação de risco
14 de abril de 2003

Estratégias de comunicação com o consumidor de carne francês – Final

Finalizando nossa série de artigos sobre as estratégias de comunicação do CIV – Centre d´Information des Viandes na França, apresentaremos o Quiosque de Informação Itinerante e a Aldeia da Carne.

O Quiosque de Informação Itinerante faz um verdadeiro circuito por vários locais públicos na França, como estações de trem, aeroportos, feiras e shopping centers, permitindo um contato direto com o público consumidor. Um animador e um nutricionista respondem as perguntas dos consumidores sobre assuntos como a etiqueta de embalagem de carne, os selos de qualidade, teor nutricional, cortes, formas de preparo, entre outros. O quiosque em si também informa sobre vários destes assuntos em sua própria estrutura, como se vê na testeira do quiosque, e também através da disponibilização de folhetos.


Figura 1 – Quiosque de Informação Itinerante do CIV

É interessante observar que o quiosque do CIV nunca é colocado junto ao ponto de venda de carnes, como a gôndola de um supermercado por exemplo, pois o objetivo não é induzir a compra de carnes ou promover seu consumo. A missão é muito clara: informa-se sobre as carnes de forma interessante e educativa, e caberá ao consumidor bem-informado, no momento adequado, decidir se comprará e consumirá carne bovina.


Figuras 2 e 3 – Quiosque em um local público e senhor buscando as informações, após suas compras

Desde junho de 2002, a Aldeia da Carne circula pelas principais cidades da França. Uma estrutura de 2000m2 é montada nos calçadões centrais de cada local. No ano de 2003 a aldeia circulará por 15 cidades, permanecendo 5 dias em cada. As escolas, organismos de consumidores, e a imprensa de cada local são contatados previamente, possibilitando atividades educativas e recreacionais com as crianças e o público em geral.


Figura 4 – Portal de entrada da Aldeia da Carne, que ocupa o calçadão do centro das principais cidades francesas

Logo após o portal de entrada, há uma recepção onde mais diversos folhetos são disponibilizados. O “Espaço Regional” é um stand de 100m2 dedicado à conferências, debates e projeções de vídeo. Mais adiante há um caminhão que serve como um palco para as demonstrações dos animadores, sempre premiando os participantes com brindes.


Figura 5 – caminhão para as demonstrações

Em outros quiosques, os consumidores podem assistir a vídeos, aprender sobre a localização dos cortes através de placas magnetizadas com o desenho das carcaças, conhecer as etiquetas da carne, a rastreabilidade, e degustar saborear carne em sessões de degustação.

Além disto há uma quadra de futebol e outra de tênis, onde as crianças brincam enquanto aprendem mais sobre as carnes.


Figura 6 – campo de futebol, divertindo as crianças

Em 2002 o CIV reavaliou sua estratégia e decidiu ter ações visando ampliar o contato direto com o consumidor francês. O Quiosque Itinerante e a Aldeia da Carne têm apresentado excelentes resultados e servem como um exemplo para todos nós no Brasil.

__________________________________
Para saber mais sobre o CIV acesse http://www.civ-viande.org/

O endereço de contato do SIC é:

SIC – Serviço de Informação da Carne
Av. Francisco Matarazzo, 455
Prédio 29 – Parque da Água Branca
05001-900 – São Paulo – S.P.
Tel (11) 3872 2337
Fax (11) 3872 1297
E-mail: sic@sic.org.br

Os comentários estão encerrados.