Finalizando nossa série de artigos sobre as estratégias de comunicação do CIV – Centre d´Information des Viandes na França, apresentaremos o Quiosque de Informação Itinerante e a Aldeia da Carne.
O Quiosque de Informação Itinerante faz um verdadeiro circuito por vários locais públicos na França, como estações de trem, aeroportos, feiras e shopping centers, permitindo um contato direto com o público consumidor. Um animador e um nutricionista respondem as perguntas dos consumidores sobre assuntos como a etiqueta de embalagem de carne, os selos de qualidade, teor nutricional, cortes, formas de preparo, entre outros. O quiosque em si também informa sobre vários destes assuntos em sua própria estrutura, como se vê na testeira do quiosque, e também através da disponibilização de folhetos.
É interessante observar que o quiosque do CIV nunca é colocado junto ao ponto de venda de carnes, como a gôndola de um supermercado por exemplo, pois o objetivo não é induzir a compra de carnes ou promover seu consumo. A missão é muito clara: informa-se sobre as carnes de forma interessante e educativa, e caberá ao consumidor bem-informado, no momento adequado, decidir se comprará e consumirá carne bovina.
Desde junho de 2002, a Aldeia da Carne circula pelas principais cidades da França. Uma estrutura de 2000m2 é montada nos calçadões centrais de cada local. No ano de 2003 a aldeia circulará por 15 cidades, permanecendo 5 dias em cada. As escolas, organismos de consumidores, e a imprensa de cada local são contatados previamente, possibilitando atividades educativas e recreacionais com as crianças e o público em geral.
Logo após o portal de entrada, há uma recepção onde mais diversos folhetos são disponibilizados. O “Espaço Regional” é um stand de 100m2 dedicado à conferências, debates e projeções de vídeo. Mais adiante há um caminhão que serve como um palco para as demonstrações dos animadores, sempre premiando os participantes com brindes.
Em outros quiosques, os consumidores podem assistir a vídeos, aprender sobre a localização dos cortes através de placas magnetizadas com o desenho das carcaças, conhecer as etiquetas da carne, a rastreabilidade, e degustar saborear carne em sessões de degustação.
Além disto há uma quadra de futebol e outra de tênis, onde as crianças brincam enquanto aprendem mais sobre as carnes.
Em 2002 o CIV reavaliou sua estratégia e decidiu ter ações visando ampliar o contato direto com o consumidor francês. O Quiosque Itinerante e a Aldeia da Carne têm apresentado excelentes resultados e servem como um exemplo para todos nós no Brasil.
__________________________________
Para saber mais sobre o CIV acesse http://www.civ-viande.org/
O endereço de contato do SIC é:
SIC – Serviço de Informação da Carne
Av. Francisco Matarazzo, 455
Prédio 29 – Parque da Água Branca
05001-900 – São Paulo – S.P.
Tel (11) 3872 2337
Fax (11) 3872 1297
E-mail: sic@sic.org.br