O CIV – Centre d´Information des Viandes1, entidade que informa os consumidores e formadores de opinião franceses sobre as carnes desde 1987, tem várias estratégias de comunicação com o público francês. Neste primeiro artigo iremos conhecer o stand de 500m2 que o CIV preparou para o SIA 2003 (Salão Internacional da Agricultura2) realizado recentemente em Paris (22 fevereiro a 2 de março). Em sua quadragésima edição, o SIA 2003 contou com mais de 650.000 visitantes, sendo mais de 153.000 profissionais de agropecuária e 7.600 estrangeiros.
O principal objetivo desta comunicação com o público francês foi convidar os visitantes a redescobrir o lugar que as carnes ocupam em nosso equilíbrio alimentar, e, naturalmente, em nossa mesa de refeições. Para tanto, o grande destaque do stand era um atelier de degustação, visando restituir os valores do prazer, forma e sabor das carnes bovina, ovina, vitelo, cavalo (uma novidade neste ano) e miúdos. O tema deste ano era:
Na área de recepção central, os visitantes eram convidados a responder questionários sobre a rastreabilidade, etiqueta das embalagens de carne, sistemas de criação, etc., sendo que as respostas eram encontradas em grandes painéis luminosos na entrada do stand. Segundo a diretora adjunta do CIV, Valérie Mestre, o público em geral olha as informações nos painéis, porém não as lê com atenção, a menos que alguma atividade como esta lhes seja proposta. Os visitantes sempre eram premiados com chaveiros, magnéticos de geladeira mostrando as raças bovinas e ovinas, bonés, jogos de cartas da campanha do Equilíbrio, crachás, além de competirem a prêmios especiais a ser sorteados no final de cada dia.
No extremo direito do stand, o tema era “Como escolher adequadamente”. Valendo-se de divertidos animadores, o público encantava-se com a demonstração dos cortes e suas formas de preparo (Figura 4). Os consumidores eram convidados a localizar os cortes mais conhecidos e também a descobrir cortes menos comumente utilizados. Eram apresentados mais de 30 cortes de bovino e miúdos ou vísceras, e uma dúzia de cortes de ovino e vitelo. Todos eram premiados com brindes, independentemente de terem acertado a resposta ou não. O que valia era participar e ampliar seus conhecimentos. A última etapa era completar as informações de uma etiqueta de embalagem de carne gigante. As etiquetas de carne na França têm uma grande quantidade de informações, como pode-se ver na Figura 5.
A área central do stand era dedicada ao atelier de degustação, que realizava 17 seções de degustação por dia (a cada meia hora) com entrada gratuita para mais de mil visitantes. O atelier visava ensinar ao público como reconhecer as diferentes carnes, compreender as diferenças entre os mais variados cortes, apreciar diferentes modos de preparo e discutir sabores e texturas.
Seguindo uma programação pré-estabelecida, foram disponibilizados para degustação diversos cortes de carne bovina, ovina, de vitelo, de cavalo e miúdos como rins, fígado, língua, coração, rabo e pé de vitelo. Os alimentos eram primeiramente apresentados ao público ainda crus, para que fossem feitas avaliações visuais e olfativas, comparativamente, e depois era feita a degustação. Para dar apoio à degustação, os visitantes recebiam um livreto com todo o vocabulário técnico necessário para aprender-se a degustar as carnes usando a visão, olfato e paladar. O atelier contava também uma equipe de apoio formada de profissionais como açougueiros, chefs de cozinha e dietistas.
A Quarta área do stand do CIV convidava os visitantes a jogar o jogo do Equilíbrio, campanha de esclarecimento sobre o equilíbrio alimentar e o espaço que as carnes ocupam em uma alimentação equilibrada. Apresentaremos esta estratégia de comunicação com os consumidores no próximo artigo.
1 para saber mais do CIV acesse http://www.civ-viande.org/
2 para saber mais da SIA acesse http://www.salon-agriculture.com/en/
O endereço de contato do SIC é:
SIC – Serviço de Informação da Carne
Av. Francisco Matarazzo, 455
Prédio 29 – Parque da Água Branca
05001-900 – São Paulo – S.P.
Tel (11) 3872 2337
Fax (11) 3872 1297
E-mail: sic@sic.org.br