SP: Jacarezinho apresenta a seleção da raça Braford
26 de março de 2003
Acordo prevê unificação no combate à aftosa
28 de março de 2003

Estratégias de comunicação com o consumidor de carne francês – Parte 2

Dando continuidade ao artigo anterior, iremos conhecer a Campanha do Equilíbro lançada pelo CIV – Centre d´Information des Viandes1 em 2001. Equilíbrio é uma campanha com o objetivo de dar aos consumidores as “chaves” do conhecimento para alcançar-se um equilíbrio alimentar onde a carne ocupa seu devido espaço. A idéia é que um balanço na dieta é importante, de forma que todos os grupos de alimentos estejam representados, e onde a carne não deve ser descartada.

Ao invés de mostrar a tradicional pirâmide alimentar (que atualmente está sofrendo modificações pelos estudos de pesquisadores do USDA) 2, o CIV fez uma analogia com pratos de comida coloridos, onde cada cor representa um grupo alimentar: ocre para cereais e carboidratos, branco para bebidas, rosa para alimentos com açúcar, azul para lácteos, verde para legumes e frutas, vermelho para carnes e amarelo para gorduras.

Figura 1: o logotipo da campanha Equilíbrio e a analogia dos pratos

Como estratégias de comunicação desta campanha, o CIV desenvolveu cartilhas, o Jogo de cartas do Equilíbrio e ações junto a jogadores de tênis. A cartilha mostra detalhadamente os alimentos que integram cada grupo alimentar e noções de seus teores nutricionais, a importância destes nutrientes para a saúde e conselhos de especialistas.

Figura 2: ilustração da cartilha da campanha do Equilíbrio, mostrando o grupo das carnes

O jogo de cartas do Equilíbrio é uma ação lúdica que ensina enquanto diverte. O CIV demonstra, através deste jogo, que o equilíbrio alimentar não é um conhecimento teórico de difícil compreensão, do contrário deve ser uma realidade que se insere naturalmente em nossa vida diária, independentemente de idade, estilo de vida ou preferências alimentares. O jogo tem 80 cartas, podendo ser jogado por 4 a 7 pessoas. Existem 7 personagens de diferentes faixas etárias: o menino de 7 anos; a adolescente de 17; o esportista amador de 22; a gestante de 29; o homem adulto de 34; a mãe de 45 anos e um senhor de 77 anos. Seus estilos de vida, hobbies e preferências alimentares são apresentados.

Figura 3: Coralie, a adolescente de 17 anos personagem do Jogo de cartas do Equilíbrio e seu perfil

O objetivo do jogo é compor um menu equilibrado para cada personagem, com o auxílio das cartas com receitas, respeitando as regras de alimentação equilibrada e as exigências de cada personagem. Cada menu é basicamente composto de uma entrada, um prato principal, um lácteo (como queijo), sobremesa e bebida, e deve conter alimentos dos 7 grupos alimentares, representados pelos pratos coloridos.

Figura 4: Cartas com receitas, mostrando no rodapé os grupos alimentares representados em cada receita

É preciso respeitar as necessidades nutricionais adequadas a cada personagem e levar em conta suas preferências, como por exemplo: o menino não gosta de sopa nem de pepino; o esportista detesta vagens, e o senhor na terceira idade odeia abóbora e camarão. Através do “Jogo do Equilíbrio”, pode-se compor os menus mais adequados a cada personagem e reafirmar naturalmente o papel fundamental das carnes e miúdos no equilíbrio alimentar de todas as faixas etárias.

Durante o SIA 2003 (Salão Internacional de Agricultura realizado em fevereiro-março), o jogo era mostrado aos consumidores que divertiam-se com cartas gigantes e animadores que explicavam o jogo.

Figura 5: Jogo do Equilíbrio no stand do CIV na SIA 2003

Finalmente, através de uma parceria com a AMFT (Associação Médica Francesa de Tênis), uma entidade que reúne os profissionais franceses e visa a educação continuada, o CIV participou da Semana Médico Esportiva realizada em diferentes cidades da Europa, distribuindo materiais impressos e através de palestras.O tema em 2001 foi a BSE (doença da vaca louca), e em 2002 foi preparado um jogo sobre o equilíbrio que foi distribuído durante o campeonato de tênis em Roland Garros. Visando o segmento de jogadores de tênis existe também outro livreto que aborda todas as dúvidas alimentares dos tenistas: como se alimentar antes de um jogo ou durante o período de treinamento e o consumo de carne vermelha após um jogo.

Figura 6: questionário sobre o equilíbrio alimentar distribuído em Roland Garros em 2002

Através de todas estas ações de informação ao consumidor, o CIV demonstra que, em seu entendimento, o prazer gustativo e gastronômico são indissociáveis.

___________________________
1Para saber mais do CIV acesse http://www.civ-viande.org/

2As novas bases da pirâmide alimentar, WALTER C. WILLET e J. STAMPFER Publicado na Scientific American de Fevereiro de 2003.

O endereço de contato do SIC é:

SIC – Serviço de Informação da Carne
Av. Francisco Matarazzo, 455
Prédio 29 – Parque da Água Branca
05001-900 – São Paulo – S.P.
Tel (11) 3872 2337
Fax (11) 3872 1297
E-mail: sic@sic.org.br

Os comentários estão encerrados.