Estudantes de Uberaba (MG) estão conhecendo hoje (23/09) como é produzida a carne que chega às nossas mesas todos os dias e por que um gostoso e suculento bife é tão importante na dieta humana. A 4ª edição do Projeto Saúde Brasil Carne, realizada durante a Expoinel 2003, vai levar ao Parque “Fernando Costa” cerca de 1000 estudantes das redes pública e particular. Eles estão aprendendo por meio de brincadeiras e apresentações teatrais como ter hábitos alimentares saudáveis.
Todo esse processo lúdico ajuda a aumentar o grau de assimilação das informações e permite que as crianças repassem os conhecimentos adquiridos para amigos e familiares. “A criança muitas vezes não sabe porque a carne é essencial na infância. Essa é uma fase da vida que o corpo humano precisa de ferro para desenvolver. E o projeto vai justamente na fonte do problema que é a falta de informação sobre o assunto”, conta o gerente executivo da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) Eduardo Pedroso.
A primeira turma, com mais de 400 alunos, chegou ao parque pela manhã. Além de brincadeiras, estão acontecendo visitas aos pavilhões onde estão mais de 1.300 animais que participam das provas de julgamento da Expoinel 2003. Acadêmicos das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) auxiliam no atendimento às crianças. Os alunos ainda vão ter a oportunidade de degustar churrasquinhos de carne Nelore Natural. No início da tarde, às 14h, um novo grupo estará no parque participando do Saúde Brasil Carne. O projeto, criado pela Embrapa e já apresentado em todo o país, foi realizado pela primeira vez na Expoinel de 2000. O projeto é realizado em parceria com a Fundação Museu do Zebu, Tortuga, SIC (Serviço de Informação da Carne), Lagoa da Serra e Vallée S.A.
Fonte: Assessoria de imprensa da ABCZ e da ACNB