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Estudo mostra que norte-americanos vêem alimentos orgânicos como mais saudáveis e ainda estão inseguros com relação aos geneticamente modificados

Mais de 60% dos consumidores norte-americanos acreditam que os alimentos orgânicos são melhores para sua saúde, mas muitos deles ainda permanecem confusos com relação aos produtos geneticamente modificados, de acordo com um novo estudo divulgado pelo Instituto de Marketing de Alimentos dos Estados Unidos.

Este relatório, chamado de “Compras para a Saúde 2002: Perspectivas de Auto-Cuidados, Volume 2: Alimentos Orgânicos e Geneticamente Modificados”, também descobriu que, embora mais consumidores tenham comprado alimentos orgânicos em 2002 do que nos anos anteriores – particularmente frutas orgânicas e vegetais -, menos de 40% compraram a versão orgânica de seus alimentos favoritos, possivelmente devido aos altos custos.

“A pesquisa revelou que um número cada vez maior de compradores está comprando frutas e vegetais orgânicos porque eles acham que estes são melhores para eles”, disse a gerente de pesquisa da instituição, Martha Schumacher. “Porém, algo está fazendo com que eles não comprem a versão orgânica de outros alimentos comuns. Nossas descobertas sugerem que o preço pode ser umas das principais razões disto”.

Schumacher disse também que, com os novos padrões de rotulagem de alimentos orgânicos determinados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), os consumidores entenderão melhor o que estão comprando, e a proliferação de alimentos orgânicos poderá ajudar a “baixar os preços a níveis competitivos”.

Entre os compradores entrevistados, 57% deles disseram que compraram alimentos orgânicos nos últimos seis meses ou utilizaram estes produtos para manter sua saúde, 50% a mais do que em 2001. Frutas orgânicas e vegetais foram os produtos mais populares, com 38% tendo comprado estes produtos nos últimos seis meses e 20% dizendo que gostariam de comprar no futuro. Outros produtos populares são cereais, pães e massas orgânicos, comprados por 27% dos consumidores, e os produtos lácteos orgânicos, comprados por 26% dos consumidores.

Além disso, mais de sete entre 10 consumidores compram alimentos orgânicos em seus estabelecimentos habituais de compras de alimentos e 55% deles compram em seus mercados rurais locais.

Entretanto, os consumidores norte-americanos estão confusos com relação aos alimentos geneticamente modificados, de acordo com o relatório. Quando questionados se estes alimentos são aceitáveis, 37% deles concordaram, enquanto 46% deles não concordaram. Porém, quando o objetivo do uso de produtos geneticamente modificados foi mencionado (como o cultivo de culturas que são resistentes a pestes ou com menos custos de crescimento), a aceitação aumentou para entre 60% e 70%.

Apesar destas taxas de aceitação, 65% dos consumidores questionados ainda acham que os cientistas não sabem o suficiente ainda para controlar os efeitos dos alimentos geneticamente modificados, e 60% deles querem saber se os alimentos que eles comem contêm componentes geneticamente modificados. Os consumidores mais jovens tendem a ser mais positivamente inclinados em favor destes alimentos, com 45% destes considerando estes alimentos aceitáveis, contra 37% de aceitação entre os chamados baby boomers (pessoas nascidas entre as décadas de 1940 e 1960) e 29% entre os classificados como “maduros”.

Este relatório é o segundo de uma série de três que estão analisando como as preocupações com a dieta influenciam os hábitos de compras dos consumidores norte-americanos. Os dados da pesquisa foram obtidos em entrevistas feitas por telefone em fevereiro de 2002 pela Princeton Survey Research Associates com uma amostra nacionalmente representativa de mil adultos. A margem de erro é de cerca de 3% para resultados baseados na amostra total.

Fonte: MeatingPlace.com (por Dan Murphy), adaptado por Equipe BeefPoint

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