ABIPECS: exportações de carne suína totalizaram 52 mil toneladas em outubro
19 de novembro de 2013
Curso de Manipulação e Cortes de Carnes, com Marcelo Bolinha
19 de novembro de 2013

Etapa do Circuito Feicorte NFT projeta modelo sustentável de produção pecuária de Paragominas (PA)

A cidade de Paragominas, no Pará, tem se transformado desde que começou a trabalhar sua pecuária de maneira sustentável, alavancando a economia local e tornando-se uma referência nacional, principalmente para a região da Amazônia.

A história desta transformação teve início em 2007 quando tiveram início os trabalhos de mudança no manejo pecuário liderada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, que passou a investir em pesquisa e ciências com o apoio de prefeitura local, segundo informou seu atual presidente, Mauro Lúcio Costa. Todo esse trabalho culminou com a etapa realizada na cidade do Circuito Feicorte NFT, entre os dias 7 e 8 de novembro, que reuniu, pela primeira vez, produtores, frigoríficos, representantes do Governo e do Ministério Público em uma mesma mesa para debate.

“Graças ao Circuito Feicorte NFT o Governo do estado do Pará pela primeira vez olhou para o nosso trabalho na região de maneira mais efetiva. Há muitos anos tenho tentado unir Ministério Público e produtores rurais da região e chamar a atenção do Governo. Finalmente conseguimos! O Circuito Feicorte foi essencial para isso e o momento é histórico”, completou Mauro Lúcio Costa.

Para o secretário de Agricultura do Estado do Pará, Hildegardo Nunes, que participou de um painel no segundo dia do evento sobre a aplicação do Programa ABC, Agricultura de Baixo Carbono, o Circuito Feicorte exerce um papel duplo: trazer conhecimento e levar informações reais e claras sobre a realidade do Pará para um maior número de pessoas.

“Vivemos um momento muito importante de transformação de uma atividade extrativista para produtiva, que ganha em produtividade com a intensificação, expansão do cultivo de grãos e atividades correlatas que começam a se consolidar como um círculo virtuoso, com confinamento e desenvolvimento da avicultura, por exemplo.

A imagem da pecuária na Amazônia é controversa, mas é hora de entender e mostrar que estamos em um novo momento em que a condição ambiental faz parte do processo produtivo. Por isso, a Feicorte no Pará é um marco divisor para evidenciar esse momento que o estado vive de sustentabilidade, não só ambiental, mas econômica. Além disso, é uma oportunidade fantástica para que o produtor tenha acesso “olho no olho” a palestrantes de alto nível e a tecnologias, podendo interagir e aprimorar a atividade”, declara o Secretário de Agricultura.

Fonte: Circuito Feicorte NFT.

Os comentários estão encerrados.