O Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças terminou a 3 de novembro, com a realização da 11ª etapa, no Frigorífico Marfrig, em Ribas do Rio Pardo, MS. No total de 11 etapas do Circuito, técnicos e pecuaristas das principais praças produtoras de boi gordo avaliaram 6.246 animais, pertencentes a 134 propriedades, que, juntas, apresentam o potencial de abate de 156.461 cabeças.
Os ganhadores da 11ª etapa foram premiados no sábado (08), durante o Dia de Campo da Fazenda Sabaúna, em Camapuã, MS. Em primeiro lugar na categoria in vivo ficou Antônio Correa, tendo como reservado campeão Magno Martins Coelho, pecuaristas que conquistaram as mesmas posições, respectivamente, na categoria Lote de Carcaças. Já no julgamento de Carcaças Resfriadas, sagrou-se campeão Magno Martins Coelho, tendo como reservado campeão Abílio Leite de Barros.
O coordenador do Campeonato e técnico da ACNB, Carlos Grossklaus, definiu que o envolvimento de técnicos e pecuaristas, buscando o conhecimento da carcaça ideal, auxilia na melhora da qualidade da carne brasileira.
Os índices de classificação são animadores: 96,28% dos animais estavam dentro dos padrões raciais exigidos, mesmo com as atividades realizadas em diferentes regiões e climas (quatro etapas no Mato Grosso do Sul, duas no Mato Grosso, e uma por estado em Rondônia, Paraná, Minas Gerais, Acre e São Paulo). No quesito idade, 95,1% dos animais apresentaram faixa etária de até seis dentes incisivos permanentes, e 64% se enquadraram como novilho precoce. No caso do acabamento, 97,54% tinham cobertura de gordura de dois a 8 mm distribuídos uniformemente na carcaça. Com relação ao peso, 68,44% ficaram na faixa de peso de 16 a 19 @. Considerando a amplitude de 16 a 20 @, foram 81,09% de animais.
O gerente de Marketing da Tortuga, Celso Eduardo de Freitas, afirmou que o Circuito possibilita ao pecuarista conhecer os resultados do trabalho realizado na propriedade. “Por meio dos números do Circuito, o criador pode corrigir o processo para melhorar os preços de venda”, concluiu.
A 11ª etapa contou com o apoio da Associação Brasileira do Novilho Precoce, da Associação Sul-Matogrossense dos Criadores de Nelore e do Núcleo Nelore Norte do Mato Grosso do Sul. O Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças é uma iniciativa da ACNB e conta com o apoio e patrocínio da Tortuga.
Fonte: Assessoria de Imprensa, adaptado por Equipe BeefPoint