Análise semanal – 30/06/04
30 de junho de 2004
A viabilidade da biotecnologia de produção de clones por transferência de núcleo
2 de julho de 2004

EU muda normas de erradicação da EEB

A Comissão Européia emitiu uma proposta de revisão de suas regras referentes à erradicação de encefalopatia espongiforme bovina (EEB). Pelas leis atuais (999/2001 – EC), os Estados Membros precisam abater e destruir todos os bovinos da mesma propriedade que apresentou um animal com EEB, bem como todos os novos bezerros. Além disso, todos os animais da coorte (animais da mesma idade de nascimento ou criados no mesmo rebanho do caso de EEB, tendo recebido a mesma ração potencialmente infectada quando eram bezerros) devem ser abatidos.

De acordo com a proposta, somente animais da coorte terão que ser abatidos e a definição de coorte foi revisada para deixar claro que as regras se aplicam a animais de mesma data de nascimento e criados juntos. A Comissão Européia admitiu que a maioria dos Estados Membros já está usando uma anulação para limitar o abate às coortes ao invés de destruir todo o rebanho.

As novas regras deverão esclarecer qualquer confusão com relação às regras originais. Além disso, as regras revistas permitirão que as autoridades veterinárias dos Estados Membros decidam não destruir certos animais da coorte se forem fornecidas evidências de que estes animais não tiveram acesso aos mesmos alimentos do animal infectado com EEB.

A modificação da Regulamentação traz as regras de erradicação da EEB mais próximas ao aconselhado pela Autoridade Européia de Segurança Alimentar e ao código sanitário animal da Organização Internacional de Epizootias (OIE). Além disso, os proponentes da revisão disseram que as regras revistas reduzirão os custos aos produtores e à indústria enquanto mantêm o alto nível de proteção da União Européia (UE) contra EEB.

Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.