EUA: abate anual de bovinos pode não seguir padrões sazonais

O maior desafio de se determinar como ficará o rebanho de corte dos Estados Unidos em 2012 vem do fato de estarmos comparando com um ano de base muito incomum, que foi 2011. Para o ano até agora, o abate de bovinos de corte caíram 13% com relação ao nível de 2011, que foi exacerbado pela seca.

A temporada de abate de bovinos de outono começou. As semanas do meio de outubro até o meio de dezembro tipicamente têm as maiores taxas de abates de bovinos de corte do ano (exceto para a semana de Ação de Graças), com a maioria do aumento nas quatro semanas antes do feriado. O abate do rebanho em 2012 dependerá se os padrões sazonais típicos forem ou não seguidos nas últimas semanas do ano. Existem razões tanto para que os abates de outono sejam menores que o normal, quanto maiores que ou na média.

O maior desafio de se determinar como ficará o rebanho de corte dos Estados Unidos em 2012 vem do fato de estarmos comparando com um ano de base muito incomum, que foi 2011. Para o ano até agora, o abate de bovinos de corte caíram 13% com relação ao nível de 2011, que foi exacerbado pela seca. O total com relação ao ano anterior vem caindo nas últimas semanas com abates bem menores nesse verão. Desde julho, os abates caíram 20% com relação a 2011. Uma comparação com 2010 pode ser mais reveladora; o ano de 2012 até agora teve queda de 9,6% com relação a 2010, enquanto no período do verão, a queda foi de 4,2%.

É difícil isolar os impactos da seca em 2012 nos abates até agora, embora não há dúvidas de que existem alguns efeitos. A atual taxa de abates sugere que a taxa líquida para o ano será de 11%. Esse valor depende dos abates totais de bovinos para o ano e também da taxa na qual as novilhas de reposição entraram no rebanho. A taxa de abate média de bovinos de corte de longo prazo é de 9,6% e fica tipicamente maior do que esse nível durante liquidações e menor durante expansões de rebanho.

Considerando o total de abate neste ano, os abates de bovinos teriam que cair para cerca de 50% do ano passado nas últimas semanas do ano para reduzir o abate total o suficiente para evitar uma redução do rebanho de corte. Isso parece muito improvável. O abate de outono poderá ser menor que o normal se a seca forçar abates precoces deixando menos animais para serem abatidos nos picos tradicionais sazonais.

Por outro lado, o abate de vacas no outono poderá aumentar mais do que o sazonal nas próximas semanas se os produtores ainda não tiverem abatido animais suficientes para se adequarem às limitadas ofertas de feno. A situação está muito obscura atualmente, mas os dados de abate das próximas quatro ou cinco semanas poderão fornecer um previsão melhor do que se espera de mudanças para o rebanho de corte dos Estados Unidos em 2012.

A reportagem é do Oklahomafarmreport.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint..

Os comentários estão encerrados.

EUA: para manter crescimento de exportações ao Chile, USMEF realiza seminários sobre carne bovina no país
10 de outubro de 2012
Embrapa: pesquisador Maurício Antônio Lopes é o novo presidente
10 de outubro de 2012