Austrália: aumento de 34,5% no abate de animais confinados em 2011
1 de março de 2012
Marfrig lidera valorização no Ibovespa em fevereiro
1 de março de 2012

EUA: acordo de livre comércio com Coreia do Sul leva a reduções de tarifas para carnes

Segundo o economista da Federação de Exportação de Carnes dos Estados Unidos, Erin Borror, a tarifa de 40% da Coréia do Sul imposta à carne bovina importada será removida em fases nos próximos 15 anos para importações dos Estados Unidos.

O dia 15 de março foi recentemente anunciado como a data para implementação do Acordo de Livre Comércio entre Coreia do Sul e Estados Unidos.

Segundo o economista da Federação de Exportação de Carnes dos Estados Unidos (USMEF, sigla em inglês), Erin Borror, a tarifa de 40% da Coréia do Sul imposta à carne bovina importada será removida em fases nos próximos 15 anos para importações dos Estados Unidos. Assim, a tarifa cairá para 37,3% em 15 de março, declinando então em 2,7% a cada ano até 2026. Embora isso possa ser uma redução lenta na tarifa, Borror disse que os Estados Unidos é o único fornecedor importante de carne bovina que alcançou esse tipo de acordo com a Coreia. Dessa forma, a vantagem competitiva da indústria de carne bovina dos Estados Unidos nesse mercado aumentará com o tempo.

Também haverá redução nas tarifas de importações de miúdos bovinos, que são de 18% e serão reduzidas a zero em 15 anos.

De acordo com o site do acordo, as economias de custo pela redução anual da tarifa de 2,7% poderá ajudar a impulsionar as exportações dos Estados Unidos à Coreia para bem mais de US$ 1 bilhão por ano nos próximos 15 anos. As exportações em 2010 tiveram um valor de US$ 518 milhões.

Os dados são da Drovers e do site da USMEF, traduzidos e adaptadosmpela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.