Mercado futuro do boi gordo – 24-05-2012
25 de maio de 2012
Alltech lança nova marca de carne bovina e de frango
25 de maio de 2012

EUA: alto preço da carne bovina faz restaurantes oferecerem outras proteínas

A Mintel mostrou que o número de itens nos cardápios dos Estados Unidos com carne de frango como ingrediente aumentou em média 12% nos últimos três anos, uma tendência que deverá continuar nos próximos um ou dois anos. A tendência do frango é mais notável.

Uma pesquisa mostrou que as notícias negativas sobre a carne bovina divulgadas pela imprensa e os altos preços do produto estão levando os restaurantes dos Estados Unidos a mudar seus cardápios oferecendo proteínas de carne de frango e outras opções. A pesquisa do Mintel Menu Insights cita a atenção recente dada pela mídia ao caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) registrado na Califórnia e as preocupações relacionadas ao “lodo rosa” como razões para o retorno da carne de frango.

A Mintel mostrou que o número de itens nos cardápios dos Estados Unidos com carne de frango como ingrediente aumentou em média 12% nos últimos três anos, uma tendência que deverá continuar nos próximos um ou dois anos. A tendência do frango é mais notável em restaurantes casuais, seguido por estabelecimentos fast casual (estabelecimentos que não oferecem um serviço completo como os restaurantes, mas que fornece alimentos de melhor qualidade que as redes de fast food).

A analista do setor de foodservice da Mintel, Kathy Hayden, disse que mesmo as churrascarias têm alterado os tamanhos das porções e as combinações especiais para aumentar os clientes. “As churrascarias têm lutado nessa economia difícil e têm tentado compensar, oferecendo cortes menores e mais opções ‘surf and turf’ (combinação de carne bovina com frutos do mar), mas, no final das contas, a inovação do cardápio com frango está dando aos clientes dos restaurantes uma opção nova e mais barata quando jantam fora”.

De acordo com dados da Mintel, a carne de frango sem osso e sem pele são os pratos mais populares dessa carne e mostraram um aumento de 10% nos cardápios do primeiro trimestre de 2009 ao primeiro trimestre de 2012, dominando os restaurantes de serviço rápido (quick-serve restaurants – QSR) e os ambientes familiares/de média escala, devido em grande parte aos cardápios para crianças e aos aperitivos.

A carne de búfalo continua em alta nos cardápios, com um aumento de 19% no mesmo período. Onde os sanduíches de frango mostram um forte declínio (-36%), os wraps de frango estão aproveitando o espaço, aumentando suas opções nos cardápios em 35%. A pizza também está entrando na onda do frango, com 26% de aumento do frango como opção de recheio de pizza.

A reportagem é da Drovers, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.