Análise semanal – 16/06/04
16 de junho de 2004
MAPA confirma foco de aftosa no Pará
18 de junho de 2004

EUA amplia programa de testes para EEB

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que os 1,127 mil bovinos testados para encefalopatia espongiforme bovina (EEB) na primeira semana do programa de testes estavam livres da doença.

A porta-voz do Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal (Animal and Plant Health Inspection Service – APHIS), Andrea McNally, disse que o órgão pretende publicar os resultados dos testes toda segunda-feira. Os testes tiveram início em primeiro de junho.

O USDA planeja testar mais de 200 mil bovinos nos próximos meses, para concluir se existem mais casos de EEB no rebanho do país. A decisão de expandir o programa de testes seguiu a descoberta do único caso da doença no país, em dezembro passado. Cerca de 20 mil bovinos foram testados no ano passado.

O Departamento autorizou 12 laboratórios em todo o país a conduzir testes rápidos de EEB em amostras de bovinos, mas, até agora, somente cinco laboratórios estão realmente realizando o teste, de acordo com McNally. Os cinco laboratórios estão entre os primeiros sete que o USDA autorizou para realizar os testes; os outros dois ainda não estão participando deste programa porque têm outros projetos prioritários, disse McNally.

O USDA disse ainda que os testes manterão o foco em bovinos considerados com maior risco para EEB, incluindo animais com problemas de locomoção, com sinais de doenças no sistema nervoso central, que emagreceram e estão machucados. O plano também inclui o teste aleatório de cerca de 20 mil bovinos aparentemente saudáveis de mais de 30 meses de idade.

McNally contou que os testes que estão sendo utilizados são altamente sensíveis e que qualquer resultado não conclusivo levará à realização de testes confirmatórios no Laboratório Nacional de Serviços Veterinários em Ames, Iowa.

Cerca de 35 milhões de bovinos são abatidos anualmente nos EUA. Os oficiais do USDA disseram que os testes de 268 mil animais durante o programa permitirão detectar um caso de EEB em cada 10 milhões de bovinos com 99% de confiança.

Fonte: Center for Infectious Disease Research & Policy, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.