O AngusSource, programa de marketing oferecido pela Associação Americana de Angus (AAA) dos Estados Unidos fez recentemente mudanças que aumentarão o valor dos animais desta raça. A AAA submeteu o AngusSource ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para aprovação como um Programa de Processo Verificado (Process Verified Program – PVP). O programa documentará os bezerros registrados como um mínimo de 50% da genética Angus, informando sua fazenda de origem e fornecendo informações sobre grupos etários. O programa AngusSource também introduziu um novo processo de registro e um re-planejamento dos identificadores.
“Como a genética Angus, a origem e a informação sobre idade se tornaram cada vez mais valiosas na indústria atualmente, tornar-se um PVP de acordo com o USDA é o próximo passo lógico para o programa AngusSource”, disse o vice-presidente de relações industriais e diretor de comerciais de programas da AAA, Jim Shirley. “Tendo nossos processos auditados e verificados com o USDA, nós sentimos uma confiança maior na informação que estamos documentando e passando adiante para potenciais compradores”.
Os novos identificadores do programa AngusSource identifica os bovinos que estão registrados como um grupo, junto com uma identificação individual do animal com um código de administração dentro do rebanho e um número único de identificação animal de 15 dígitos. O logotipo “AngusSource” também foi adicionado ao identificador visual do programa para aumentar a visibilidade e facilitar a identificação dos bezerros registrados no mercado de leilão. Tanto os identificadores visuais como os identificadores de radiofreqüência (Radio Frequency IDentification – RFID) estão disponíveis.
Para ser selecionado para o AngusSource, o bovino precisa ser descendente de um touro Angus registrado, com documento da fazenda de origem e ter informações sobre o grupo etário. Um documento AngusSource é gerado para todos os bovinos registrados. O documento traz informações de contato para a fazenda de origem, os touros usados para gerar o lote, juntamente com suas Diferenças Esperadas da Progênie (DEPs) e índices de valores, além do grupo de idade (todos os bovinos recebem um grupo de idade no primeiro dia do mês de nascimento do bezerro mais velho). Se um comprador não for apresentado a um documento no momento da venda, este pode ser requerido contatando a AAA.
“Existe valor na informação. Quanto mais informações um produtor fornece, maior a oportunidade para ele receber o valor total de sua genética e práticas de manejo”, disse Shirley. Os documentos AngusSource podem ser padronizados para reposição de fêmeas ou bovinos de engorda. Manejos adicionais, processos, informações de saúde e comercialização podem ser incluídos pelo produtor que está registrando o bovino. Se são incluídas informações de comercialização, o bovino é registrado no site do AngusSource e enviado via e-mail pela Listagem AngusSource para mais de 400 compradores, estabelecimentos de engorda e mercados de leilão.
“O AngusSource é a forma mais simples e efetiva para um produtor documentar a genética Angus, sua origem e a idade de seu gado. O custo é baixo, mas o potencial é enorme”.
Fonte: American Angus Association, publicado em Drovers, adaptado por Equipe BeefPoint