A Federação de Exportadores de Carne dos Estados Unidos (USMEF) na Coreia do Sul está cooperando com distribuidores de carne local utilizando mensagens sobre a qualidade da carne bovina e suína dos Estados Unidos para mais de 10 milhões de pessoas que vivem em Seul, através de anúncios em caminhões de entrega.
A Federação de Exportadores de Carne dos Estados Unidos (USMEF) na Coreia do Sul está cooperando com distribuidores de carne local utilizando mensagens sobre a qualidade da carne bovina e suína dos Estados Unidos para mais de 10 milhões de pessoas que vivem em Seul, através de anúncios em caminhões de entrega.
Inspirado na aplicação da rotulagem obrigatória do país de origem para carnes da Coreia, a USMEF iniciou o programa de anúncios em caminhões em 2011 para dar mais visibilidade aos produtos americanos. Desde então, a USMEF negociou com 33 caminhões coreanos de entrega para que levassem imagens coloridas e de dar água na boca de carne suína e outros 29 caminhões com anúncios de carne bovina.
Com uma média de 33.000 milhas (53.108,35 km) viajadas por caminhão/ano, esses anúncios ambulantes cobrem cerca de 3,22 milhões de quilômetros por ano em distritos de negócios e vizinhos. Embora o tráfego engarrafado seja um problema para os moradores de Seul, devido ao crescente congestionamento nas estradas, é benéfico para a USMEF quando esses anúncios enchem as ruas.
O conceito de publicidade em caminhões e veículos de trânsito não é novo, mas o que torna esse anúncio ainda mais atraente é o custo: a USMEF paga pelos envoltórios, cerca de US$ 700 por caminhão, com suporte financeiro do Programa de Acesso a Mercados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), bem como os programas Pork Checkoff e Beef Checkoff. Em troca, as companhias concordam em pagar todos os custos para manter seu veículo customizado, fazendo publicidade de um dos principais produtos que distribuem.
De acordo com o gerente de marketing da USMEF-Coreia, J.R. Lee, a resposta dos donos da companhia a essa iniciativa parceira no canal de vendas tem sido muito positiva. Eles veem esses envoltórios de caminhão como um benefício, pois ajuda a anunciar um de seus produtos. E para a USMEF, é uma forma muito eficiente e barata de passar a mensagem para milhares de consumidores por dia.
Segundo importador e fornecedor da Haro FS, provavelmente, não há uma pessoa em Seul que nunca tenha visto um desses caminhões à medida que andam pela cidade. São excelentes lembretes para os consumidores e para restaurantes parceiros de que a carne suína e bovina de alta qualidade estão chegando a um negócio perto deles.
A reportagem é do Thepigsite.com, traduzida a adaptada pela Equipe BeefPoint.