Canal Tortuga transmite Agrishow em tempo real
19 de maio de 2005
Adubação de pastagens minimiza os efeitos do veranico
23 de maio de 2005

EUA apóiam mudanças nas diretrizes relacionadas à EEB

O governo dos Estados Unidos decidiu dar suporte à proposta da Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE) para aprovar o comércio mundial de quase todos os cortes de músculo de carne bovina sem osso mesmo se houver risco de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), ou doença da ‘vaca louca’, no país de origem, de acordo com documentos relacionados ao site do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

A proposta, que foi inicialmente divulgada nos EUA no começo desta semana pela Feedstuffs, publicação de agribusiness de Minneapolis, será discutida em uma reunião da OIE em Paris na próxima semana.

As diretrizes da OIE são recomendações a países, e não leis internacionais. No entanto, se aprovadas, essas diretrizes presumivelmente apoiariam a renovação do comércio de cortes mais caros de carne bovina dos EUA e do Canadá, que muitos países proibiram após as incidências de EEB na América do Norte.

Essas mudanças também permitiriam – e tornariam difícil justificar a proibição – o comércio de carne bovina sem osso do Reino Unido, de países da Europa e do Japão, que tiveram muito mais incidências da doença.

O grupo de cientistas da OIE disse que os estudos clínicos mostraram que os tecidos de músculos esqueléticos bovinos não apresentam riscos de ter o agente causador da EEB, que pode também causar a variante humana da doença, variante da doença de Creutzfeldt-Jakob (nvCJD), doença cerebral e fatal.

Fonte: High Plains Journal, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.