Uma reunião entre técnicos dos serviços de inspeção brasileiro e norte-americano está marcada para o dia 20, quando uma missão daquele país completar visita de pouco mais de um mês ao Brasil para verificação de frigoríficos que exportam para os Estados Unidos. Na ocasião, será divulgado o relatório final da viagem técnica. Os seis inspetores da equipe também vistoriam laboratórios e unidades do Mapa ligados à exportação de carne.
Atualmente, o Brasil exporta carne industrializada para os Estados Unidos. Em 2004, foram US$ 197 milhões vendidos de carne cozida e congelada, além da enlatada. Houve crescimento de 66% no total exportado, nos últimos dois anos: em 2002 o volume de exportações para aquele país alcançava US$ 118 milhões, segundo dados da Secretaria de Assuntos Internacionais do Mapa.
Nesta visita, a missão já excluiu três dos 13 frigoríficos que fornecem o produto para os EUA. O objetivo dos técnicos é verificar a equivalência entre os serviços de inspeção dos dois países.
Segundo publicado pelo jornal O Valor, os frigoríficos excluídos foram o Friboi, de Andradina (SP), o Pampeano, de Ulha Negra (RS) e o Kerry, de Três Corações (MG).
Fonte: Agência Brasil (por Lana Cristina), adaptado por Equipe BeefPoint