Charlie Palmer Steakhouse (Foto: Tom Williams/Roll Call/Getty Images)
As steakhouses estão de volta no mercado dos EUA, de acordo com a companhia de pesquisa de mercado Packaged Facts, e as chances de o bife no prato dos americanos vir com uma história são maiores. Os cardápios das steakhouses de hoje apresentam cada vez mais opções de carne animais criados a pasto, animais criados localmente, variedades genéticas, carne cortada e maturada a seco no próprio estabelecimento e pratos provenientes de todo o animal, não apenas os cortes premium, de acordo com o novo relatório da companhia, “2017 Forecast: Culinary Trend Tracking Series”.
“A steakhouse está de volta e vai captar a nossa atenção em 2017. Não que o estilo clássico de restaurante desapareceu, mas uma renovação do modelo está ocorrendo em resposta a novas fontes de carne bovina e novas expressões saborosas do conceito que têm deixado chefs e consumidores entusiasmados”, disse David Sprinkle, diretor de pesquisa da Packaged Facts.
Chefs e consumidores querem tanto que sua carne tenha um ótimo sabor como que se sintam bem sobre o seu consumo. Este novo tipo de steakhouse transmite sua missão de apoiar os produtores locais, fator relacionado à sustentabilidade e bem-estar animal, e criar uma experiência de jantar que apresente talento culinário, e não apenas a habilidade do mestre da grelha em preparar a carne no ponto solicitado. Estas operações também são projetadas para serem mais inclusivas, um lugar para que todos os tipos de pessoas comam bem, não apenas os homens tradicionais.
Oliveira’s Steak House em Somerville e Crental Square East Boston, que serve “churrasco” brasileiro
Como resultado, a steakhouse moderna está cada vez mais semelhante a outros restaurantes modernos, com foco na origem diferenciada e sustentável, em produtos locais e sazonais e sabores e formas globais, tudo feito dentro do formato steakhouse. Além disso, novas categorias de menu (como flatbreads) e elementos do serviço renovam o conceito.
Filé mignon no flatbread do Fleming’s Steakhouse.
Fonte: MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.