Mercado Futuro II
8 de agosto de 2003
Câmara Setorial da Carne Bovina apresenta mudanças para Sisbov
12 de agosto de 2003

EUA atendem às exigências do Japão

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) vai instruir, em Kansas City, os representantes do setor de carne bovina dos EUA sobre um novo programa voluntário de verificação de exportação de carne bovina que o USDA acredita que irá satisfazer às novas exigências de segurança alimentar do Japão, segundo altos funcionários do governo e do setor. O novo programa “não se refere especificamente à segurança alimentar, mas foi desenvolvido para atender às preocupações do Japão com relação à segurança da carne bovina canadense”, segundo os funcionários.

A diretiva do USDA para o setor convida “produtores, abatedores, fabricantes, processadores e exportadores de carne bovina, produtos de carne bovina e produtos de carne processada, e outras partes interessadas, a participarem de uma reunião educacional e informativa sobre o Programa Voluntário de Verificação de Exportação do USDA”.

A diretiva foi emitida pelo administrador assistente substituto do Serviço de Comercialização Agrícola, uma divisão do departamento de agricultura, por Bill Sessions. O USDA negou pedidos feitos na semana passada para contatar Sessions, que supervisiona a vistoria do departamento do programa voluntário de processo verificado aos processadores de carne que desejam obter “licenças de comercialização como criação, engorda, ou outras licenças de processamento e criação”.

Uma delegação de representantes do Comércio dos Estados Unidos (USTR) e altos funcionários do USDA viajaram em julho para Tóquio para entregar o protocolo de um programa de processo verificado ao Ministério de Agricultura japonês como uma proposta de compromisso às suas novas exigências de certificação.

Os funcionários graduados japoneses aprovaram preliminarmente a proposta e enviaram uma delegação de especialistas técnicos em saúde animal e segurança alimentar para os EUA para observar melhor o processo, segundo os altos funcionários do USTR e do USDA. Os EUA e o Japão baniram o gado e a carne bovina canadense quando um caso de “vaca louca” foi descoberto em 20 de maio.

Fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.