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EUA: atributos de qualidade ajudam pecuaristas a ajustar sua seleção genética, por NBQA

A Auditoria Nacional de Qualidade da Carne (NBQA, sigla em inglês) dos Estados Unidos de 2011 forneceu percepções sobre atributos de qualidade que poderiam ajudar os pecuaristas a ajustar sua seleção genética. O pesquisador da área de produção animal da Universidade do Estado do Colorado, Jason Ahola, informou sobre algumas das principais mensagens do NBQA aos pecuaristas durante um seminário realizado na semana passada em conjunto com o Leachman Cattle, de Colorado.

A Auditoria Nacional de Qualidade da Carne (NBQA, sigla em inglês) dos Estados Unidos de 2011 forneceu percepções sobre atributos de qualidade que poderiam ajudar os pecuaristas a ajustar sua seleção genética. O pesquisador da área de produção animal da Universidade do Estado do Colorado, Jason Ahola, informou sobre algumas das principais mensagens do NBQA aos pecuaristas durante um seminário realizado na semana passada em conjunto com o Leachman Cattle, de Colorado.

A NBQA foi conduzida a cada cinco anos desde 2001 e, nesse período, os desafios e preocupações que o estudo revelou mudaram consideravelmente. A auditoria de 2011 incluiu pesquisas de vários setores da indústria, incluindo confinadores, frigoríficos, setores de food service, distribuidores, mais processadores, varejistas, governo e aliados da indústria. Os pesquisadores também conduziram auditorias nas plantas para documentar os atributos de qualidade em cerca de 18.000 carcaças bovinas.

Jason Ahola listou as principais mensagens da NBQA de 2011:

1) Desde a primeira auditoria, os problemas de mais fácil alcance em termos de qualidade da carne bovina foram resolvidos. Essa auditoria revelou problemas como excesso de gordura externa, lesões no local da injeção e outros defeitos. A indústria respondeu e fez um bom trabalho de reduzir a incidência desses defeitos nos anos seguintes. Alguns dos desafios identificados nas auditorias mais recentes requerem soluções mais complicadas.

2) A segurança alimentar e a satisfação no consumo se tornaram preocupações primárias. Entre os grupos pesquisados, 28% listaram a segurança alimentar como a categoria mais importante de qualidade e 20% listaram a satisfação ao consumo. Quarenta e dois por cento dos serviços de alimentação, distribuidores e processadores listaram a segurança alimentar como sua principal prioridade, bem como 39% dos varejistas.

3) O marmoreio é a principal característica que os pecuaristas podem selecionar que afeta a satisfação ao consumo.

4) A auditoria encontrou 61% das carcaças classificadas para USDA Choice em termos de classificação de qualidade ou menos, mais que os 55% em 2001 e 49% em 2005. Entretanto, a oferta de carne bovina com bom marmoreio continua sendo inadequada em suprir a demanda dos consumidores. A auditoria identificou oportunidades perdidas devido à não conformidade com as metas ideais somando até US$ 43,66 por cabeça. A classificação de qualidade foi, de longe, o maior fator, sendo responsável por US$ 25,25 do total. Os pecuaristas podem ajudar a suprir a demanda por carne bovina marmorizada através da seleção genética, mas a menos que mantenham a propriedade durante a terminação, podem ter incentivo econômico insuficiente para fazer isso.

5) Os compradores querem mais informações sobre a origem do gado e sobre as práticas de manejo. Entre os confinadores, 22% citaram “como e onde o gado foi criado” como seu atributo de qualidade mais importante. Números significantes de frigoríficos, distribuidores e varejistas também priorizaram essa categoria e essa foi classificada em terceiro lugar nos setores da indústria. O tipo de informação desejada varia entre esses grupos, com os confinadores mais interessados na saúde e na genética do gado e os varejistas interessados na origem do gado e em como os animais são tratados durante a cadeia de produção.

6) Transparência inadequada na produção de carne bovina pode destruir a demanda por carne bovina. Os consumidores estão cada vez mais querendo saber sobre seus alimentos e a indústria de carne bovina nem sempre foi bem sucedida em informar aos consumidores o que fazem e porque fazem.

A reportagem é da Drovers, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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