A Organização de Identificação Animal dos Estados Unidos (United States Animal Identification Organization – USAIO) informou que está avançando no desenvolvimento de um sistema nacional de rastreabilidade do rebanho do país. A base de dados da USAIO é uma solução controlada por produtores, que envolve múltiplas espécies, para os pecuaristas que participam do Sistema Nacional de Identificação Animal (National Animal Identification System – NAIS).
Apesar de os produtores terem a posse de seus dados, os oficiais de saúde animal e o Estado têm acesso aos dados somente quando necessários para a vigilância de saúde animal.
“Existe um amplo consenso de que precisamos fazer progressos no desenvolvimento deste sistema. Os fatores limitantes para o desenvolvimento têm sido a incapacidade dos esforços existentes em esclarecer as preocupações dos participantes”, disse o coordenador do Beef IRM (integrated resource management), Jim Akers.
“Ao fornecer uma plataforma na qual todos os participantes da indústria podem se unir para satisfazer a necessidade de um sistema que fornece informações valiosas e na hora certa para melhorar nossos sistema de vigilância de doenças, enquanto resolve as preocupações sobre a confiança e o foco na missão, a USAIO tem a intenção de criar um ambiente onde o mercado direcione o desenvolvimento”, complementa Jim Akers.
“O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) permanece comprometido com uma solução conduzida pelos produtores, enquanto a USAIO traz algo muito importante à discussão sobre identificação animal – uma forma simples para o Governo ter acesso aos dados de que precisa enquanto os produtores continuam com a posse e protegendo suas informações de negócios”, disse o presidente da USAIO, Charles Miller.
A reportagem é do site MeatNews.com.