Indicador do Boi DATAGRO – Boletim de 15-abril-2025
16 de abril de 2025
Argentina de Milei: preço da carne dispara até 36% em 15 dias
16 de abril de 2025

EUA batem recorde de importação de carne brasileira na véspera do tarifaço

Os Estados Unidos bateram recorde de importação de carne bovina brasileira no mês de março durante as semanas que antecederam o tarifaço de Donald Trump.

Foram 36,94 mil toneladas enviadas para os americanos durante o mês passado, 14 mil a mais do que em fevereiro, o que corresponde a alta de 61%. O resultado configura o melhor da história para o mês.

Os dados foram consolidados pela consultoria agrícola Agrifatto e passados à CNN. A consultoria aponta que, no acumulado de 2025, os Estados Unidos importaram aproximadamente 76,42 mil toneladas de carne bovina in natura, 63,13% a mais do que no mesmo período do ano passado. Além disso, ressalta que o movimento pode estar relacionado ao tarifaço.

“Tal movimento pode estar associado ao novo redirecionamento de demanda com os conflitos comerciais entre o país asiático [China] e os Estados Unidos, com grandes compradores buscando fazer estoque conforme o risco de mercado avança”, diz o relatório da Agrifatto.

Segundo conta no documento, “março foi um mês com registro de recorde em volume, o que reforça projeção de bom desempenho em volume para abril, com possível cenário de avanço das exportações de carne bovina ante uma demanda crescente, especialmente dadas as incertezas geradas pela guerra comercial tarifária, que tem como principais atores os EUA e a China, maiores compradores brasileiros”.

Tradicionalmente, a China é quem mais compra a carne bovina brasileira. Mas o relatório da consultoria pontua que o destaque ficou por conta dos americanos.

“Os envios para o gigante asiático avançaram 3,67% (3,39 mil toneladas). No comparativo mensal atingiram 95,96 mil toneladas, registrando alta pelo segundo mês consecutivo. Mas o que fez mesmo a diferença foram os EUA, que avançaram fortemente em suas compras”, diz o texto.

Fonte: CNN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *