Um grupo que reuniu indústrias e produtores do setor de carne bovina dos Estados Unidos planeja fazer uma petição ao Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) para terem o direito de testar todos os bovinos para a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) a fim de satisfazer a demanda de compradores asiáticos que atualmente não compram o produto norte-americano.
O Japão, que antes era o principal comprador estrangeiro de carne bovina dos EUA com US$ 1,4 bilhão comprados em 2003, proibiu as importações deste produto em dezembro passado, quando os EUA descobriram seu primeiro e único caso de EEB. O país asiático tem insistido que somente retomará as importações de carnes dos EUA se todos os bovinos destinados ao mercado japonês forem testados para a doença. No entanto, o USDA se recusa a adotar esta prática, além de não permitir que companhias privadas comprem kits de testes que as permitirá testar 100% de seus rebanhos.
“Nós estamos a seis meses esperando o USDA tentar negociar com o Japão e com outros mercados asiáticos, e eles não estão obtendo sucesso. Enquanto isso, nossa parte do mercado está sendo tomada por países como Austrália. Se não agirmos rapidamente, nós teremos grandes dificuldades em tomar de volta nossos mercados” disse o diretor executivo do Fundo de Ação Legal de Produtores Rurais e Pecuaristas (Ranchers-Cattlemen Action Legal Fund – R-CALF) – um dos membros da coalizão que está agindo contra o USDA -, Bill Bullard.
O grupo inclui a Creekstone Farms Premium Beef, de Kansas, e a Gateway Beef Cooperative, de Missouri, ambas as companhias que receberam uma resposta negativa do USDA com relação aos testes de bovinos. As companhias disseram que testando 100% de seus rebanhos poderiam começar a exportar carne bovina aos mercados asiáticos novamente.
Porém, o USDA disse que somente animais que apresentem certas características podem ser testados e que o teste de 100% dos animais é inadequado e muito caro, e que poderia prejudicar as companhias que não testarem seus animais presumidamente saudáveis.
Fonte: Reuters (por Carey Gillam), adaptado por Equipe BeefPoint