A Associação Nacional dos Produtores de Carne Bovina dos Estados Unidos (National Cattlemen’s Beef Association – NCBA) informou que o programa de marketing da carne bovina financiado pelos próprios produtores de carne do país (Beef Checkoff) feito no verão chamado Summer Grilling Promotion 2004 foi um sucesso. As iniciativas de marketing nacionais – baseadas no crescente apetite dos consumidores norte-americanos por carne bovina – envolveram os Conselhos Estaduais de Carne Bovina e parcerias chave com A.1. Steak Sauce and Marinades, Char-Broil e Sutter Home Winery.
Através de esforços integrados, a promoção Summer Grilling se tornou uma das mais efetivas campanhas da indústria para promover a carne bovina no varejo, de maio até o Dia do Trabalho nos EUA – período de pico de consumo de carnes grelhadas. A campanha manteve seu foco em todos os cortes de carne bovina, incluindo acém e alcatra, e usou o altamente reconhecido slogan “Beef. It’s What’s For Dinner” (“Carne Bovina. Isso é o que tem para o jantar”).
Amplas propagandas em rádios, com promoções de valor agregado, materiais nos pontos de venda, parcerias promocionais nacionais e iniciativas de relações públicas continuarão até o Dia do Trabalho (seis de setembro). Todos os importantes varejistas estão envolvidos em vários níveis nos esforços promocionais, com os conselhos estaduais de carne bovina oferecendo um apoio adicional aos varejistas em suas regiões.
A promoção atingiu um total de 45 mercados em todo o país, incluindo Los Angeles/San Diego, Califórnia; Chicago, Illinois; San Francisco/San Jose, Califórnia; Filadélfia, Pensilvânia; Dallas/Ft. Worth, Texas; Detroit, Michigan; Boston, Massachusetts; e Washington, D.C./Baltimore, Maryland.
“Cada verão, a meta desta campanha é aumentar as vendas de carne bovina e a demanda durante os meses de alta demanda por grelhados. Nós temos atingido essas metas desde a introdução da promoção em 2002, com um forte suporte dos conselhos estaduais de carne bovina e de importantes varejistas”, disse o diretor de serviços de marketing no varejo, Randy Irion. “Este ano foi marcado pelo centésimo aniversário do hambúrguer – uma oportunidade perfeita para construir uma demanda pelos grelhados e o gosto pela carne bovina entre os norte-americanos estimulando os consumidores a comprar carne bovina”.
Um suporte maior das promoções no rádio, para suplementar os esforços da campanha padrão de 2004, estava programado para ir ao ar na semana anterior ao Dia do Trabalho em mais de 30 importantes mercados. As promoções devem atingir mais de 49% da população dos EUA.
Vários parceiros chave, designados a aumentar a conscientização sobre a promoção da campanha, foram componentes importantes da campanha de 2004:
* Mais de 82 milhões de cupons da A.1. Steak Sauce and Marinades foram distribuídos via dois Free Standind Inserts (FSI) – tipo de propaganda feita com encartes soltos, ou seja, uma peça solta, inserida entre as páginas de uma revista. As razões para a sua utilização se prendem a índices maiores de respostas em relação a encartes presos – em 16 de maio e 20 de junho. Em suporte a cada FSI, foram feitas promoções de rádio uma semana antes em mais de 45 principais mercados do país.
* Promoção do concurso anual do Sutter Home Winery chamada Build A Better Burger, que consiste em vários expositores nas lojas (trazendo o logotipo Beef. It’s What’s For Dinner) e culminará em um concurso nacionalmente reconhecido de receitas de hambúrgueres. O tema do programa deste ano é o aniversário de 100 anos do hambúrguer e somente hambúrgueres baseados em carne bovina serão escolhidos para ganhar os prêmios.
* Promoção This Old House/Beringer Wines, um programa integrado de parceria com a revista e a Beringer Wines, que tem o objetivo de uma grande exposição impressa, online e nas lojas. Competições fornecem aos leitores oportunidades de ganhar prêmios da Beringer e em nome da America’s Beef Producers.
* Um artigo especial de 12 páginas na revista Midwest Living produzido pela A.1. Steak Sauce and Marinades, Bush’s Beans e Char-Broil, trazendo receitas e dicas de grelhados, e idéias para planejamento de festas.
* Programa feito em Catalina, executado de 17 de maio a 13 de junho, que ofereceu 950 mil cupons de carne bovina de US$ 1 quando produtos da A.1. Steak Sauce and Marinades eram comprados.
* Uma parceria com a Borden Cheese oferecido aos consumidores de US$ 0,55 para carne bovina moída quando queijos da Borden eram comprados.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint