Enquanto os americanos estão sendo alertados para não mandar mensagens de texto enquanto dirigem, ou mesmo enquanto andam, os consumidores japoneses estão sendo encorajados a twittar enquanto comem – “Tweet While You Eat” – para compartilhar seu entusiasmo com a carne bovina dos Estados Unidos.
Enquanto os americanos estão sendo alertados para não mandar mensagens de texto enquanto dirigem, ou mesmo enquanto andam, os consumidores japoneses estão sendo encorajados a twittar enquanto comem – “Tweet While You Eat” – para compartilhar seu entusiasmo com a carne bovina dos Estados Unidos.
Os consumidores japoneses estão acostumados a seguir blogueiros e visitar websites na internet para aprender mais sobre a carne bovina dos Estados Unidos, mas o Twitter é relativamente recém-chegado no Japão. Como o número de fãs do Twitter no Japão recentemente chegou a 15 milhões, a Federação de Exportação de Carnes dos Estados Unidos (USMEF, sigla em inglês) lançou uma campanha no Twitter para engajar e motivar os consumidores a compartilhar digitalmente seu interesse pela carne bovina americana e ganhar apetitosos prêmios. O financiamento da campanha é fornecido através do Programa de Acesso a Mercados (MAP) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e do programa Beef Checkoff.
A primeira iniciativa é a seleção de quatro Embaixadores da Carne Bovina Americana de quase 5.000 seguidores no Twitter da USMEF-Japan. Durante os próximos seis meses, essas pessoas se promoverão como Embaixadores da Carne Bovina Americana, utilizando a hashtag “#usbeef” no final de cada tweet. Essa hashtag fará com que seus tweets possam ser buscados por outros fãs, à medida que eles escrevem sobre como cozinhar ou experiências em restaurantes com o consumo de carne americana.
“À medida que o Twitter ganha novos seguidores por dia no Japão, estamos confiantes de que essa campanha irá expandir significantemente a visibilidade da carne bovina americana entre a audiência crítica – adultos jovens que têm embutido essa tecnologia em suas vidas diárias”, disse o gerente sênior de assuntos de consumidores da USMEF-Japan, Tazuko Hijikata.
Na cultura do Twitter japonês, “agora” é a palavra-chave. Muitos tweets terminam com “agora” para criar o sendo de atualidade e urgência. A USMEF está aproveitando isso com a iniciativa “Carne Bovina Americana Agora” designada a demonstrar a popularidade da carne americana entre os usuários do Twitter. Os consumidores twittarão “Carne Bovina Americana Agora” e o local do restaurante onde estão comendo a carne, ajudando a direcionar outros consumidores a esses destinos.
Baseado em seu número de seguidores e a influência mostrada, a USMEF-Japan periodicamente selecionará alguns usuários do Twitter para receber um quilo de carne americana como prêmio. Para dar suporte à campanha, a USMEF-Japan está fazendo uma lista de restaurantes que servem carne americana em seu site para servir como recurso aos twitteiros interessados.
A USMEF não está colocando todas as suas fichas no Twitter. Para ajudar a direcionar o trafego em seu site na internet, a USMEF-Japan recentemente conduziu a campanha “American Beef Go! Go!” para fornecer educação sobre a carne bovina dos Estados Unidos em um formato divertido. Mais de 10.000 consumidores participaram da campanha.
Os visitantes do site da USMEF podem adquirir conhecimentos básicos sobre a carne bovina americana e ganhar “selos” à medida que demonstram conhecimento sobre segurança, sabor e outros atributos positivos do produto. Os participantes poderão ganhar prêmios, incluindo pacotes de um quilo de carne americana e utensílios de cozinha populares.
Durante os três primeiros meses de 2012, as exportações de carne bovina dos Estados Unidos ao Japão aumentaram 10% em valor (US$ 194 milhões) comparado com 2011, enquanto o volume caiu 7%, para 29.695 toneladas.
Fonte: USMEF, traduzida e adaptad apela Equipe BeefPoint.
1 Comment
Iniciativa criativa e empreendedora do USDA. Ações simples que impulcionam o consumo e aproxima o consumidor do produto. Bacana, simples e vendedor!