BeefPoint TV: FIV em rebanho bovino comercial, por Rodrigo Untura (In Vitro) na Feicorte 2012
18 de junho de 2012
EUA: USDA reduz previsões de produção de carne bovina em 2012
18 de junho de 2012

EUA: campanha promove carne bovina pelo Twitter no Japão

Enquanto os americanos estão sendo alertados para não mandar mensagens de texto enquanto dirigem, ou mesmo enquanto andam, os consumidores japoneses estão sendo encorajados a twittar enquanto comem – “Tweet While You Eat” – para compartilhar seu entusiasmo com a carne bovina dos Estados Unidos.

Enquanto os americanos estão sendo alertados para não mandar mensagens de texto enquanto dirigem, ou mesmo enquanto andam, os consumidores japoneses estão sendo encorajados a twittar enquanto comem – “Tweet While You Eat” – para compartilhar seu entusiasmo com a carne bovina dos Estados Unidos.

Os consumidores japoneses estão acostumados a seguir blogueiros e visitar websites na internet para aprender mais sobre a carne bovina dos Estados Unidos, mas o Twitter é relativamente recém-chegado no Japão. Como o número de fãs do Twitter no Japão recentemente chegou a 15 milhões, a Federação de Exportação de Carnes dos Estados Unidos (USMEF, sigla em inglês) lançou uma campanha no Twitter para engajar e motivar os consumidores a compartilhar digitalmente seu interesse pela carne bovina americana e ganhar apetitosos prêmios. O financiamento da campanha é fornecido através do Programa de Acesso a Mercados (MAP) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e do programa Beef Checkoff.

A primeira iniciativa é a seleção de quatro Embaixadores da Carne Bovina Americana de quase 5.000 seguidores no Twitter da USMEF-Japan. Durante os próximos seis meses, essas pessoas se promoverão como Embaixadores da Carne Bovina Americana, utilizando a hashtag “#usbeef” no final de cada tweet. Essa hashtag fará com que seus tweets possam ser buscados por outros fãs, à medida que eles escrevem sobre como cozinhar ou experiências em restaurantes com o consumo de carne americana.

“À medida que o Twitter ganha novos seguidores por dia no Japão, estamos confiantes de que essa campanha irá expandir significantemente a visibilidade da carne bovina americana entre a audiência crítica – adultos jovens que têm embutido essa tecnologia em suas vidas diárias”, disse o gerente sênior de assuntos de consumidores da USMEF-Japan, Tazuko Hijikata.

Na cultura do Twitter japonês, “agora” é a palavra-chave. Muitos tweets terminam com “agora” para criar o sendo de atualidade e urgência. A USMEF está aproveitando isso com a iniciativa “Carne Bovina Americana Agora” designada a demonstrar a popularidade da carne americana entre os usuários do Twitter. Os consumidores twittarão “Carne Bovina Americana Agora” e o local do restaurante onde estão comendo a carne, ajudando a direcionar outros consumidores a esses destinos.

Baseado em seu número de seguidores e a influência mostrada, a USMEF-Japan periodicamente selecionará alguns usuários do Twitter para receber um quilo de carne americana como prêmio. Para dar suporte à campanha, a USMEF-Japan está fazendo uma lista de restaurantes que servem carne americana em seu site para servir como recurso aos twitteiros interessados.

A USMEF não está colocando todas as suas fichas no Twitter. Para ajudar a direcionar o trafego em seu site na internet, a USMEF-Japan recentemente conduziu a campanha “American Beef Go! Go!” para fornecer educação sobre a carne bovina dos Estados Unidos em um formato divertido. Mais de 10.000 consumidores participaram da campanha.

Os visitantes do site da USMEF podem adquirir conhecimentos básicos sobre a carne bovina americana e ganhar “selos” à medida que demonstram conhecimento sobre segurança, sabor e outros atributos positivos do produto. Os participantes poderão ganhar prêmios, incluindo pacotes de um quilo de carne americana e utensílios de cozinha populares.

Durante os três primeiros meses de 2012, as exportações de carne bovina dos Estados Unidos ao Japão aumentaram 10% em valor (US$ 194 milhões) comparado com 2011, enquanto o volume caiu 7%, para 29.695 toneladas.

Fonte: USMEF, traduzida e adaptad apela Equipe BeefPoint.

1 Comment

  1. Guga Bianco disse:

    Iniciativa criativa e empreendedora do USDA. Ações simples que impulcionam o consumo e aproxima o consumidor do produto. Bacana, simples e vendedor!