Os produtos da marca de carne bovina Angus certificada dos Estados Unidos (Certified Angus Beef LLC - CAB) tiveram vendas recordes pelo terceiro ano consecutivo apesar da crise econômica global em 2009. A marca CAB conseguiu vários recordes de divisões e mensalmente ao longo do caminho.
Os produtos da marca de carne bovina Angus certificada dos Estados Unidos (Certified Angus Beef LLC – CAB) tiveram vendas recordes pelo terceiro ano consecutivo apesar da crise econômica global em 2009. A marca CAB conseguiu vários recordes de divisões e mensalmente ao longo do caminho.
As vendas de produtos de primeiro de outubro de 2008 a 30 de setembro de 2009 foram de 300,73 mil toneladas, mais que o recorde registrado no ano fiscal de 2008, de 287,57 mil toneladas (+4,6%) e que o volume de vendas de 2007, de 264,89 mil toneladas.
Da mesma forma significante, os dados de vendas mensais atingiram novos recordes – 28,12 mil toneladas em agosto de 2009. Maio, junho, julho e setembro de 2009 também terminaram entre os 10 melhores meses da história da marca que tem 31 anos. A forte demanda durante a estação de grelhados nos Estados Unidos levou as vendas mensais a passarem da marca de 27,21 mil toneladas pela primeira vez em julho, agosto e setembro.
Os consumidores ainda preferem produtos de qualidade em períodos desafiadores, se tornando cada vez mais cientes da relação entre preço e valor, explicou o presidente da CAB, John Stika. “A qualidade premium paga dividendos ainda maiores quando os consumidores aplicam um nível maior de critério no local onde gastam seu dinheiro”.
Representando mais da metade das vendas de CAB, a divisão de varejo teve seu melhor ano, com 155,8 mil toneladas vendidas. Setembro foi o mês de melhores vendas dessa divisão, passando os 14,96 mil toneladas e representando o quinto mês consecutivo que seus muitos parceiros varejistas contribuíram para vendas de mais de 13,6 mil toneladas.
Os varejistas se beneficiaram da mudança dos padrões, incluindo mais refeições feitas em casa. O diretor de varejo da CAB, Al Kober, disse que grande parte do crescimento da divisão – aumento de 7% com relação ao ano anterior – veio dos contratos existentes de varejo ao invés da adição de novos parceiros.
Alguns varejistas também expandiram suas ofertas de carne bovina premium e impulsionaram as vendas introduzindo extensões de marcas – Prime e Natural. A rede Reasor’s, que tem 15 lojas em Oklahoma, foi a primeira varejista a introduzir a marca Certified Angus Beef Prime Natural, uma opção melhor na categoria de naturais.
“Os consumidores estão buscando mais itens com qualidade de restaurante nas lojas”, explicou Kober. A linha CAB Prime, historicamente mais popular em canais de foodservice, encontrou novo sucesso com varejistas esse ano à medida que mais produtos estiveram disponíveis para eles. As vendas de Prime aumentaram em 7,5% no geral.
Os parceiros do setor de foodservice reconheceram que a melhor estratégia em uma economia incerta é construir sua própria marca sobre qualidade, disse o vice-presidente de desenvolvimento de negócios da CAB, Mark Polzer. Com os restaurantes recebendo menos clientes, é ainda mais importante para eles fornecer experiências memoráveis para garantir repetição, disse ele.
As vendas de 90,71 milhões da divisão de foodservice representaram mais de 30% das vendas da marca. Apesar dos declínios em toda a indústria nas refeições fora de casa, a CAB ganhou uma forte participação de mercado no ano passado e está posicionada para crescer com a recuperação no movimento dos restaurantes.
As vendas internacionais cresceram para 31,29 mil toneladas, um aumento de 4% com relação ao ano anterior e de mais de 10% do total da companhia. Esse nível de vendas, não visto desde 2003, foi atribuído aos parceiros da marca no Canadá, México e Coreia do Sul.
As vendas no Canadá aumentaram em 11% para quase 12,24 mil toneladas, um recorde notável em um ano quando as exportações totais de carne bovina dos Estados Unidos ao Canadá declinaram em 12%. O México continuou sendo o segundo mercado global, apesar dos desafios econômicos, da desvalorização do peso e das preocupações sobre o surgimento do vírus H1N1. A Coreia do Sul capitalizou na alta qualidade da marca com aumento de 46,5% nas vendas. Foi um ano importante para a CAB na Ásia, com um crescimento de 26% no continente.
Em 2009, a marca comandou uma conscientização entre consumidores e criadores em todo o mundo. Mais de 60% dos bovinos dos Estados Unidos eram black-hided e os touros Angus foram vendidos a preços altos. Aproximadamente 14,1 milhões de cabeças foram identificadas para avaliação e quase 2,8 milhões foram certificadas, um aumento de 8% com relação ao ano anterior. As taxas de aceitação aumentaram para 19,8%, continuando uma tendência de quatro anos.
Mais informações sobre a CAB podem ser obtidas no site www.certifiedangusbeef.com.
A reportagem é da Drovers, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.