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EUA: concentração da indústria de carnes deve atingir estabelecimentos de varejo

Enquanto os produtores de carne bovina dos Estados Unidos estão se queixando da concentração ocorrida nas indústrias processadoras, o vice-presidente executivo da Cattle-Fax, Randy Blach, disse que deverá ocorrer também uma mudança em relação aos estabelecimentos de varejo que vendem carnes no país. “Até o ano de 2005, nós teremos 5 a 7 grandes estabelecimentos de varejo, nos EUA, que irão controlar 75% das vendas de alimentos”, mencionou.

Segundo Blach, os principais supermercados serão Wal-Mart, Kroger’s e Safeway, que não somente serão os principais vendedores no mercado dos EUA, mas também no plano mundial.

Neste sentido, Blach disse que a concentração das indústrias processadoras de carne poderá atuar como um mecanismo de defesa em relação à consolidação do setor varejista. Uma posição mais forte dos processadores ou suas alianças poderá ser o único jeito dos pecuaristas lidarem com a concentração do setor varejista.

Isso porque, à frente dos processadores, estão os varejistas, que têm uma grande margem neste mercado. Inclusive, a maior margem permanece justamente nas mãos dos estabelecimentos de varejo, com os processadores mantendo uma margem positiva e os produtores de carne muitas vezes sofrendo prejuízos. Os principais geradores de margem aos processadores são justamente os cortes de preço médio, os quais apresentaram uma queda de 54% nos preços, enquanto o valor médio de todos os cortes caiu cerca de 45%.

A mudança que vem ocorrendo no setor varejista mostra aos processadores de carne dos EUA que eles terão que promover mais alianças em relação aos programas de marcas de carne bovina. Deverão haver poucos estabelecimentos de vendas de carne bovina, a não ser em nichos de mercado. Blach disse que uma pequena quantidade de marcas irá dominar o mercado.

Blach afirma que este sistema consolidado determinará um esquema de preços diferente do esquema determinado fora desta cadeia, ou seja, os pecuaristas que não fizerem parte dessas consolidações poderão receber preços menores por seus produtos. Não é muito incomum que sejam observadas diferenças de US$ 15 a US$ 20 nos preços de bezerros de qualidade semelhante, nas mesmas regiões do país. Blach disse que a diferença está no fato de que alguns produtores sabem o que será feito com os seus bezerros dentro da fábrica processadora e quanto valerão quando terminados. A falta de conhecimento resulta em grandes descontos nos preços dos bezerros e de animais de 1 ano de idade.

Blach disse que haverá uma grande variedade de preços para o gado bovino durante os próximos 4 ou 5 anos. A chave para obter lucratividade está no fato de que o preço pago pelos animais depende da quantidade de dados e informações que o produtor pode fornecer sobre seus animais.

A preocupação com a consolidação do setor não está acontecendo somente entre os processadores e os estabelecimentos de varejo, segundo Blach. As 25 principais companhias de nutrição animal dos EUA atualmente são responsáveis pela alimentação de 40% de todo o gado bovino do país, e esta porcentagem deverá subir para 50% a 55% dos animais, nos próximos 5 anos.

A capacidade de engorda dos bovinos também está aumentando. Desde 1990, a capacidade de engorda cresceu 16%. Quase todo este aumento na capacidade ocorreu nos estados de Colorado, Nebraska, Kansas e Texas, segundo Blach. O aumento da capacidade de cria dos animais forçou os criadores de gado a trazer mais animais de locais mais distantes. Além disso, os criadores de gado estão fornecendo mais grãos aos animais.

Blach disse também que a consolidação está ocorrendo até na indústria de criação de bezerros. Do total de 800 mil operações de criação de vacas e bezerros do país, 25 mil delas controlam 35% das vacas – 3% das operações controlam 1 terço das vacas.

Blach disse que fatores econômicos estão levando a essas mudanças. Segundo ele, enquanto muitos estão aderindo às alianças ou a outros programas relacionados às marcas de carne, essa não é a única solução. A malhor resposta, segundo ele, é oferecer ao mercado produtos melhores do que a média. O mercado irá eliminar aqueles que forem ineficientes.

Fonte: Feed Lot Magazine (por David Bowser), adaptado por Equipe BeefPoint

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