Uma recente pesquisa feita nos Estados Unidos mostra que os consumidores se tornarão mais confiantes no sistema de segurança e proteção das carnes vermelhas e brancas se o Sistema Nacional de Identificação Animal (National Animal Identification System – NAIS) for implementado.
Com o NAIS, as autoridades serão capazes de localizar animais específicos para evitar a disseminação de doenças, como a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como doença da ‘vaca louca’.
A pesquisa com os consumidores foi patrocinada pela Global Animal Management Inc. (GAM), uma fornecedora de sistemas de identificação animal. A GAM patrocinou uma pesquisa com mil consumidores norte-americanos, conduzida em maio, que mostrou que os consumidores já têm uma confiança considerável no fornecimento de carnes do país, mas seu nível de confiança poderia aumentar ainda mais se o NAIS fosse implementado.
A proposta do NAIS, recentemente feita pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), requer o registro obrigatório dos movimentos de bovinos, suínos e aves, além de outros animais relacionados à produção de carne, até janeiro de 2009.
Mais de 37% dos participantes da pesquisa disseram que sua atual confiança na segurança das carnes dos EUA é alta. Somente 10% dos participantes classificaram sua confiança como baixa.
De acordo com a pesquisa, se o NAIS for implementado, a confiança média do consumidor na segurança de carnes aumentará. Quase 55% dos participantes da pesquisa disseram que sua confiança aumentaria e, aqueles que disseram que sua confiança permanecerá baixa, caíram para menos de 4%.
“Nós ficamos satisfeitos em saber que os consumidores se sentem bem com relação à integridade das carnes vermelhas e brancas fornecidas – e eles deveriam”, disse o presidente da GAM, Jim Heinle. “A indústria em todos os níveis tem trabalhado duro para proteger a saúde animal e fornecer produtos seguros. Esta pesquisa mostra que a capacidade de rastrear doenças através do sistema nacional de identificação pode ser uma ferramenta para aumentar a confiança”.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint