Em 1986, foi lançado nos Estados Unidos o programa Beef Checkoff, que consiste em arrecadar fundos dos próprios produtores de carne do país - US$ 1 por cabeça - visando impulsionar a indústria de carne bovina através de promoções e outras atividades.
Em 1986, foi lançado nos Estados Unidos o programa Beef Checkoff, que consiste em arrecadar fundos dos próprios produtores de carne do país – US$ 1 por cabeça – visando impulsionar a indústria de carne bovina através de promoções e outras atividades. Agora, o programa está completando 25 anos, servindo como um catalisador para impulsionar as fortes vendas de carne bovina norte-americana em todo o mundo.
O lançamento de uma campanha de promoção da carne bovina de US$ 21,7 milhões no começo do programa nacional no outono de 1986 marcou a maior campanha de promoção concentrada que a indústria de carne bovina dos Estados Unidos já lançou até agora.
Atualmente, o programa conta com a campanha “Beef. It´s What´s for Dinner”, que contém um site na internet, bem como uma página no Facebook e uma conta no Twitter.
Além das campanhas de promoção, o programa também faz pesquisas sobre a carne, visando melhorar a produção de uma carne macia, suculenta e saborosa. Também há pesquisas sobre as demandas dos consumidores no que se refere à carne bovina, que direcionam pesquisas de mercado, aprimoramento de produtos e pesquisas de desenvolvimento de novos produtos.
Também há investimentos em informações aos consumidores. Hoje em dia, a mídia popular divulga muitas informações contra o consumo de carnes. Porém, a indústria de carne bovina dos Estados Unidos está armada com informações para manter as discussões focadas em fatos ao invés da emoção.
Os esforços do Beef Checkoff como a campanha “I Heart Beef”, a certificação pela Associação Americana do Coração – “heart-check” – e o livro de receitas “Healthy Beef Cookbook” fazem isso.
O Beef Checkoff também trabalha levando informações sobre a indústria de carnes à população. Hoje, menos de 2% da população dos Estados Unidos estão na produção agrícola para sobreviver. No entanto, as pessoas querem saber cada vez mais sobre a origem de seus alimentos.
De fato, quase 74% das pessoas disseram que estão interessadas em saber mais sobre como a carne bovina é produzida e quem a produz. O documento “The Cattlemen´s Stewardship Review: Connecting Our Vision and Values” foi desenvolvido com a meta de preencher essas lacunas e reconectar pessoas com a comunidade de carne bovina.
À medida que as oportunidades para o comércio de carne bovina com os países em desenvolvimento foram surgindo, o programa Beef Checkoff começou a focar seus investimentos na área de “mercados externos”, em meados da década de noventa. Atualmente, o programa está promovendo a carne bovina dos Estados Unidos em mais de 80 países e trabalhando na expansão onde surgirem oportunidades.
Fonte: site Beefboard, traduzida e adaptada pela Equipe Beefpoint.
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Poderíamos fazer um programa similar no Brasil para afastar os "terroristas de plantão" do mercado da carne bovina e promover o produto,uma vez que ao ser indagado o consumidor tem pouco conhecimento sobre o assunto.
Em um segundo momento espalhar a campanha a nível mundial,promovendo o :"BRAZILIAN BEEF"
Durante os últimos 6 anos morei nos EUA e trabalhei de perto com a Beef-USA enquanto estava na University of Florida. Após a guerra do Vietnã, a gordura saturada e em consequência a carne bovina tornaram-se a grande vilã da saúde humana, criando o estereótipo de que ela seria responsável por causar diferentes tipos doenças cardiovasculares. Nos USA o Beef Checkout consegue levantar fundos e fazer um trabalho de marketing pesado em vários meios de comunição/media, inclusive televisão em canais de alto impacto e horário nobres ilustrando, promovando e fomentando as informações da importância e necessdiade da carne como fontee de nutrientes na saúde humana, diferenciando com foco por categoria de idade e comparando com outros tipos de carnes. E é claro o a relevância do sabor. FOmentar a imagme benéfica da carne para a classe médica e par ao publico brasileiro é fundamental para a excelência do trabalho de marketing da carne no Brasil
É muito interessante o trabalho de fomento, marketing e apoio a carne Brasileira, porem o problema é os dirigentes antiquados, mordedores, pessoalistas e ladroes que sempre estão na frente dos negócios destes segmentos.
O produtor precisa amadurecer mais, saber utilizar o cooperativismos, saber colocar dirigentes bons, tirar os malandros e aproveitadores.
O país tem tudo par dar certo, só não dá porque os homens que estão dirigindo os sindicatos, os orgãos representativos são incompetentes e puxam a brasa para seu lado.
Ainda vamos ter um pais melhor, uma pecuária competente, organizada, e rentável, mas, só o dia que o produtor cansar de ser massa de manobra e realmente cair na real e lutar com sabedoria.
Todos sabem que este trabalho com a carne é importante, e muito, mas por favor não vamos fazer uma fundepec marketeira, ai vai continuar não dando,
A turma que apoiou o SISBOV "em nome" dos pecuaristas deve estar lambendo os beiços. Nos EUA, a beef checkoff fee arrecada US$ 80 milhões por ano.
Concordo com o Carlos Guapo, já carregamos a CNA, os sindicatos rurais e as federações estaduais no lombo. Eles poderiam muito bem arcar com campanhas semelhantes e não o fazem.