Mercado Físico da Vaca – 18/11/09
18 de novembro de 2009
Mercados Futuros – 19/11/09
23 de novembro de 2009

EUA: consumidores demandam carne bovina de alta qualidade e de marca

A carne bovina é a proteína preferida entre os consumidores dos Estados Unidos, de acordo com uma pesquisa divulgada no começo desse ano pela West Texas A&M University. Aproximadamente metade dos consumidores pesquisados colocou a carne bovina como sua proteína número 1 de escolha e 97% disseram que comem carne bovina entre uma a 12 vezes por semana. Sessenta e cinco por cento dos consumidores preferiram algum tipo de carne bovina com marca.

A carne bovina é a proteína preferida entre os consumidores dos Estados Unidos, de acordo com uma pesquisa divulgada no começo desse ano pela West Texas A&M University. Aproximadamente metade dos consumidores pesquisados colocou a carne bovina como sua proteína número 1 de escolha e 97% disseram que comem carne bovina entre uma a 12 vezes por semana.

O estudo chamado “Percepções dos consumidores e preferências de carne e da indústria da carne” é resultado de uma pesquisa de doutorado conduzida por Lindsay Chichester, Canyon, Texas, que avaliou uma série de opiniões populares sobre a carne.

Sessenta e cinco por cento dos consumidores preferiram algum tipo de carne bovina com marca. Entre eles, o maior grupo, de 28%, preferiu seus bifes com a marca Angus. O conselheiro acadêmico de Chichester e pesquisador da área de produção animal, Ty Lawrence, disse que essa preferência prova o poder do marketing. “Grande parte disso obviamente está relacionado ao reconhecimento de marcas como Certified Angus Beef (CAB)”, disse ele.

Em termos de marca, o nome “Angus” ultrapassa qualquer outro, incluindo Prime, orgânico, macio, oriundo de animais criados a pasto, nas percepções dos consumidores, mas as palavras na marca não são suficientes. Os consumidores estão buscando a qualidade por trás desses termos, disse Lawrence.

“Os dados também indicaram que os consumidores disseram que querem um corte de melhor qualidade de carne”. Quarenta e nove por cento selecionaram a marmorização modesta ou moderada – o mesmo nível requerido para a aceitação da marca CAB – quando solicitados a identificar visualmente a quantidade desejável de marmorização em um bife.

“O critério de marmorização da CAB foi o mais indicado pelos consumidores”, disse Chichester. Outros 20% da população indicou um desejo por marmorização levemente abundante ou moderadamente abundante, com os produtos desse tipo fazendo parte da categoria Prime e CAB Prime.

Lawrence disse que esses resultados mostram um claro desafio aos produtores de carne. “Vinte por cento preferem marmorização no nível Prime, enquanto do total de carne bovina, 2,5% é Prime, talvez 3% nos dias bons”.

Quase 70% dos consumidores indicaram que preferem o nível superior da categoria Choice ou qualidade maior. “É fenomenal o que os consumidores disseram que preferem em comparação com o que nós realmente oferecemos a eles”.

Oitenta e três por cento dos consumidores fazem suas compras em supermercados. Eles estão mais preocupados com preço, cor da carne, quantidade de produto comestível e marmorização.

De acordo com os resultados, 56% dos consumidores estão dispostos a pagar um prêmio pelos produtos naturais, como a marca CAB Natural. Entretanto, os consumidores ficaram inseguros sobre o que realmente significa o termo “natural”, disse Chichester.

Também há a necessidade de corrigir os erros de percepção, revelou a pesquisa. Um terço dos consumidores pensa que comer carne de animais tratados com antibióticos os tornará “resistentes a antibióticos”. Outros 57% disseram que estavam preocupados que os animais estejam sendo maltratados na indústria.

A reportagem é do MeatPoultry.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Fernando Costabeber disse:

    Interessante a preferência por carne Angus e com alto marmoreio (gordura entremeada no músculo.
    Acho que aqui não seria diferente.
    Chegaremos lá.
    Abraço