As vendas de alimentos orgânicos nos Estados Unidos aumentaram 20% nos últimos cinco anos – o tipo de crescimento que merece evidência não somente pelos produtores rurais, mas também, pelas corporações de alimentos e pelo governo.
As vendas de alimentos orgânicos atingiram o valor de US$ 11 bilhões nos EUA em 2002 e deverão atingir US$ 13 bilhões em 2003, de acordo com a Associação Comercial de Orgânicos, localizada em Greenfield, Massachusetts. Destes alimentos, os produtos lácteos orgânicos foram os que apresentaram o mais rápido crescimento na década de noventa, com as vendas aumentando 500% entre 1994 e 1999, de acordo com um relatório de outubro de 2002 do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).
Entretanto, somente dois em cada 100 galões de leite vendidos nos EUA são orgânicos. Porém, isto equivaleu a US$ 104 milhões de leite e creme de leite orgânicos vendidos nos estabelecimentos tradicionais de varejo e US$ 55 milhões nos estabelecimentos de vendas de produtos naturais em 2000.
O fato de o consumo estar aumentando a preços maiores não está escapando da atenção dos planejadores da indústria de alimentos dos EUA. Isto deve ser devido ao fato de haver mais do que saúde nos produtos orgânicos.
Os consumidores de produtos orgânicos freqüentemente se descrevem como uma parte do movimento socialmente consciente ligado a uma cadeia de alimentos puros, que não agridem o meio-ambiente.
“Há uma crescente percepção entre certos grupos de consumidores de que o que acontece com o meio-ambiente realmente os afeta”, disse a porta-voz da Associação Comercial de Orgânicos, Holly Givens.
Fonte: Reuters (por Chris Stebbins), adaptado por Equipe BeefPoint